quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Paraguai distribui lâmpadas de baixo consumo


O objetivo dessa medida é evitar que se repitam apagões que obrigaram o governo a declarar estado de emergência elétrica no início deste ano.

O governo paraguaio distribuirá gratuitamente à população cerca de 1,5 milhão de lâmpadas de baixo consumo para poupar energia e, dessa forma, evitar eventuais cortes de eletricidade durante o verão, diante de um forte aumento do consumo residencial.

O Paraguai, proprietário de duas hidrelétricas gigantes junto com Brasil e Argentina, enfrentou em fevereiro deste ano contínuos e prolongados apagões atribuídos a problemas nas redes de transmissão e aos níveis recordes de consumo.

A vice-ministra de Minas e Energia, Mercedes Canese, explicou a jornalistas que a Administração Nacional de Eletricidade (Ande) entregará nos locais de cobrança três lâmpadas de baixo consumo por família, em troca do mesmo número de lâmpadas incandescentes.

Canese, que não disse quanto custará essa troca aos cofres públicos, explicou que a entrega começará a partir de dezembro por um período de dois meses. Informou ainda que, no próximo ano, serão distribuídas 2 milhões de lâmpadas.

O objetivo dessa medida é evitar que se repitam apagões que obrigaram o governo a declarar estado de emergência elétrica no início deste ano e acelerar a renovação de equipamentos obsoletos e redes de transmissão, além de recorrer a cortes programados para aliviar a carga do sistema.

O sistema elétrico paraguaio é altamente sensível às condições climáticas porque a maior parte da carga é residencial e não industrial. A demanda elétrica cresceu cerca de 50 por cento nos últimos seis anos, principalmente pelo aumento do uso do ar condicionado.

O Banco Central informou ontem que o consumo de energia elétrica residencial cresceu aproximadamente 16 por cento no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2009.


Fonte:http://blog.eco4planet.com/2010/10/paraguai-distribui-lampadas-de-baixo-consumo/#more-8723

Nenhum comentário:

Postar um comentário