segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Eco Banheiro é a união perfeita entre sustentabilidade e conforto


O Eco Banheiro é um projeto da “Cria Arquitetura Sustentável”, empresa especializada em desenvolver construções ecologicamente corretas. Os projetos da empresa mostram que é possível criar ambientes confortáveis e elegantes, mantendo os princípios sustentáveis e com gastos equivalentes às construções tradicionais.

O projeto do Eco Banheiro teve cada um de seus detalhes pensados na diminuição dos impactos das construções na natureza e na sociedade. Esses ideais fizeram com que ele fosse o vencedor do Prêmio Planeta Casa 2006.

Para que a estrutura fosse realmente sustentável, os arquitetos se preocuparam com a redução do consumo de energia e água, utilização consciente de materiais e redução de resíduos, aliados à qualidade e conforto. Esses ideais foram alcançados com algumas medidas mais ecológicas, como a utilização de lâmpadas LED, que reduzem 80% dos gastos com energia, comparado às lâmpadas tradicionais. Os vidros tiveram prioridade, para que a luminosidade natural fosse aproveitada ao máximo.

Os forros do banheiro foram feitos com “ecoplacas”, provenientes da reciclagem de embalagens longa vida, que funcionam como isolante térmico e acústico. O revestimento das paredes também é diferenciado, e provém de um tecido vegetal, composto por 30% de cortiça da casca de sobreiro e 70% de rolhas recicladas.

A redução no consumo de água ficou por conta de uma “reformulação” no sistema hidráulico, um pouco diferente dos tradicionais. A válvula de descarga possui uma espécie de sistema duplo. Dessa forma, o fluxo de água é controlado em duas categorias, para os sólidos são liberados 6 litros de água e, para os líquidos somente 3 litros. As torneiras possuem sensor de presença que evita o esquecimento da torneira aberta, medida que reduz pela metade o consumo de água.

O restante da economia fica por conta dos materiais escolhidos para a obra. Os arquitetos optaram por madeiras certificadas ou de demolição e também pelo uso do bambu, que é abundante na natureza e tem um crescimento muito rápido. As tintas são naturais, a cola é à base de água e o piso foi feito com matérias primas renováveis.

Conforme divulgado pela empresa, as construções sustentáveis não custam mais que as tradicionais. Pois, mesmo que no momento da compra dos materiais os valores possam ser até 5% superiores, a economia em longo prazo, compensa com folgas esses gastos.

Para saber mais sobre o projeto acesse o site da empresa.


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/701/eco_banheiro_e_a_uniao_perfeita_entre_sustentabilidade_e_conforto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário