sábado, 16 de outubro de 2010

Neutralização de carbono

mercado-carbono
Uma das alternativas para a compensação de carbono é o plantio de mudas nativas/Foto: Fabrício Marcon

O mundo do mercado de carbono, apesar de estar em grande expansão, não é completamente aceito como uma alternativa sólida para compensar as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Alguns cientistas afirmam que o corte de emissões desses gases de nada adiantaria para resolver os problemas causados pelas mudanças climáticas.

Você tem dúvidas sobre qual a validade do Mercado de Carbono? O EcoD procurou sites que já têm experiência na área, veja:

Plantar Carbon

O primeiro projeto brasileiro de reflorestamento relacionado aos créditos de carbono a obter a aprovação da Organização das Nações Unidas foi o Plantar Carbon. O programa consiste na utilização do carvão vegetal de florestas plantadas para a produção siderúrgica. No primeiro acordo com o Banco Mundial foram vendidas 1,5 milhão de toneladas de CO2 por US$ 5 milhões.

Fundo Protótipo de Carbono do Banco Mundial (PCF, na sigla em inglês)

O Fundo é uma parceria entre 17 empresas e seis governos gerenciada pelo Banco Mundial. Enquanto principal fundo internacional, sua missão é ser pioneiro na criação de projetos para redução de gases de efeito estufa. Para isso, a companhia oferece conhecimento e auxilia outras empresas interessadas em se tornar sustentáveis.

Max Ambiental

Uma das empresas brasileiras especializadas em desenvolver projetos sustentáveis de gestão de carbono é a Max Ambiental. A organização cria programas que apresentam soluções para a geração de Créditos de Carbono ou neutralização de seus efeitos. Entre os parceiros da Max estão a Internet Group (IG), a Fundação SOS Mata Atlântica e O Boticário.

Plante Árvore

O Instituto Brasileiro de Florestas possui um programa para cadastro de proprietários rurais que disponibilizam suas terras para que pessoas físicas e jurídicas neutralizem suas emissões de CO2 voluntariamente. A ação é realizada da seguinte forma: os interessados plantarão mudas nas propriedades degradadas e, como consequência, ajudarão na recuperação de florestas nativas, preservarão a biodiversidade e controlarão a erosão dos rios e nascentes.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/links-recomendados-neutralizacao-de-carbono

Nenhum comentário:

Postar um comentário