terça-feira, 19 de outubro de 2010

BNDES seleciona gestor investimento em empresas sustentáveis na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira (1), que aprovou a realização de chamada pública para a seleção de gestor de fundo de Investimento com foco em empresas sustentáveis na Amazônia. Com isso, além de contribuir para a estruturação de projetos ambientalmente sustentáveis, o banco dá continuidade ao processo de desenvolvimento do mercado de capitais.

Os interessados terão até o dia 16 de novembro para a apresentar suas propostas. Outras informações estão disponíveis no site do BNDES.

O novo fundo, que faz parte do Programa BNDES Empresas Sustentáveis na Amazônia, tem como foco investimentos que gerem retorno financeiro e impactos socioambientais positivos na região. A dotação orçamentária do programa é de R$ 80 milhões, sendo que a participação do BNDES será limitada a até 80% das quotas de emissão do fundo de investimento.

O fundo terá um patrimônio comprometido mínimo de R$ 100 milhões. Mas em função das oportunidades de investimento na região e do aumento da conscientização ambiental, o BNDES espera que o patrimônio comprometido supere o valor mínimo estipulado, por meio da captação que o gestor selecionado fará junto a outros investidores.

As questões relativas a meio ambiente entraram definitivamente na agenda de governos, de empresas e da sociedade civil em todo o mundo. É crescente a percepção de que mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera têm se acelerado rapidamente no período recente e que seus impactos, de alcance global, podem provocar sérios danos.

Nesse sentido, desenvolver atividades econômicas que permitam gerar renda à população residente na Amazônia, preservando a floresta, é de extrema importância para o controle das emissões de GEE no País.te:

A seleção do gestor do novo fundo de investimento será feita pelo Comitê de Mercado de Capitais do BNDES, seguindo-se, posteriormente, os trâmites de enquadramento e análise. Caberá à diretoria da BNDESPAR a aprovação da subscrição de quotas do fundo.


Fonte:http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/01/bndes-seleciona-gestor-investimento-em-empresas-sustentaveis-na-amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário