domingo, 3 de outubro de 2010

Encontro discute produção sustentável de hortaliças

Para fomentar a produção sustentável de hortaliças, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no próximo dia 26 de outubro, terça-feira, em São Paulo (SP), o Workshop sobre Hortaliças Folhosas do Estado de São Paulo. Técnicos do Mapa vão apresentar o sistema de Produção Integrada (PI) como ferramenta para agregar valor ao produto, organizar a cadeia produtiva e oferecer alimentos de qualidade aos consumidores.

No Brasil, o PI é um sistema baseado em boas práticas agropecuárias que garantem alimentos seguros, com monitoramento de todas as etapas de produção, uso de tecnologias e racionalização dos insumos.

De acordo com Marcus Vinícius Martins, responsável pela Divisão de Horticultura do Mapa, o sistema é aplicado em hortaliças, como tomate de mesa ou industrial, e na batata. A intenção do governo é estender o uso da técnica para produtos como cenoura, cebola e pimentão. Estão em andamento 25 projetos de Produção Integrada, envolvendo hortaliças, frutas, flores, grãos e raízes, em 15 estados brasileiros.

O evento terá também palestras de representantes de parceiros do Mapa como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, além de sindicatos de produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário