quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas para escolher com consciência o seu cosmético


Foto: colorblind

Não há nada melhor do que cuidar da aparência e do meio ambiente ao mesmo tempo. Você já sabe que alguns produtos investem para conquistar os públicos conscientes e apostam em produtos naturais, orgânicos, sem química. Mas você consegue separar o que é sustentável do que não é? Siga algumas dicas para escolher cosméticos 100% ecológicos.

Avalie o material

A aparência da embalagem te dará muitas informações. Veja se o material utilizado para a confecção permite reaproveitamento, se há caixas, folhetos e plásticos desnecessários e que só geram mais lixo.

Cheque antes

Se a empresa trabalha com políticas de proteção socioambientais e levam a sério a preocupação com o tema, certamente fará propaganda disso. Cheque o site da empresa e se informe.

Confira o rótulo

Ele pode dizer se a matéria-prima utilizada é ecologicamente correta, se o produto foi testado em animais, se o material da embalagem pode ser reciclado, e ainda apresentar certificações que asseguram a responsabilidade da empresa.

Se informe

Se o rótulo não te disse muito, confira o site! Uma pesquisa recente mostrou que muitas mulheres estavam sendo contaminadas por doses de chumbo em batons de marcas famosas, tudo porque não se informavam sobre a composição do produto. Veja na formulação informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável.

Refis: solução mais barata

Para que tantas embalagens? Algumas empresas investem em refis como forma de diminuir o descarte de embalagens. E você ainda economiza um dinheiro, já que o refil custa menos.

Considere os orgânicos

São vários os princípios benéficos à natureza trazidos pelos cosméticos orgânicos. Por isso, considere-os na hora da compra. Certifique-se de que o produto possui selos como o Ecocert e o Cosmebio que asseguram que o produto segue essa linha.

Seguindo essas sugestões você estará levando um produto sustentável para casa e usando um cosmético que é bom para você e para o meio ambiente.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/dicas-para-escolher-com-consciencia-o-seu

Nenhum comentário:

Postar um comentário