terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eletrônicos não são vilões, desde que sejam usados racionalmente


Os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais desenvolvidos e sofisticados. Porém, a aparência não deve ser o fator primordial na escolha do mais adequado e sim a sua eficiência energética, ou eles poderão se tornar pesadelos no fim do mês.

Os maiores consumidores de energia de uma casa são justamente os eletroeletrônicos. Os itens vão desde coisas imprescindíveis, como máquina de lavar e ferro de passar roupas, até cafeteira elétrica e chapinha.

Optar por aparelhos com baixo consumo de energia é a melhor opção. As lâmpadas incandescentes, por exemplo, podem ser substituídas pelas fluorescentes. Essa pequena mudança significa uma redução de um quarto da energia gasta mensalmente com iluminação. Além disso, cuidados simples, como não deixar a luz dos ambientes acesas sem necessidade, representam redução significativa no fim do mês.

Quando os aparelhos não estão em uso, é sempre melhor tirá-los da tomada. Por mais que em stand by o consumo elétrico seja menor, ainda assim o aparelho precisa de energia para manter a pequena luz, que indica o seu estado, acesa.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), oferece uma tabela com os aparelhos que têm maior eficiência energética em seu site. Além disso, o Inmetro possui um selo com a sigla ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que classifica de A a E os produtos aprovados em seus testes, de acordo com o grau de eficiência energética.

Veja abaixo a tabela que mostra a quantidade de energia gasta pelos aparelhos mais comuns.

Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1214/eletronicos_nao_sao_viloes_desde_que_sejam_usados_racionalmente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário