quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Projeto quer diminuir o consumo de água engarrafada

Projeto quer diminuir o consumo de água engarrafada


Por que não trocar a água engarrafada pela água tratada e purificada que sai do filtro? Essa é a provocação do projeto Água na Jarra, que quer provar para os consumidores e estabelecimentos comerciais de todo o Brasil que a água que compramos em garrafinhas de plástico só traz malefícios para o planeta e pode ser facilmente substituída.

De acordo com a iniciativa, a água engarrafada impacta o meio ambiente desde a fabricação da embalagem PET até o descarte da garrafinha, que pode demorar centenas de anos para se decompor na natureza – sem contar a emissão de poluentes gerada durante o transporte do produto para os estabelecimento comerciais.

Qual seria, então, a solução? Segundo o projeto, a água que sai da torneira apresenta ótima qualidade, na maioria das cidades brasileiras, e poderia ser tranquilamente substituída pela água engarrafada – até porque já consumimos esse tipo de água diariamente nos alimentos que preparamos em casa e, até mesmo, no gelo das bebidas que tomamos em bares e restaurantes. No entanto, sabendo do preconceito de muitas pessoas e com a intenção de garantir duplamente a qualidade do recurso, a Água na Jarra sugere o consumo de água filtrada à população.

Os estabelecimentos comerciais e empresas que quiserem aderir à iniciativa podem assinar um termo de adesão voluntário se comprometendo a servir água filtrada para seus clientes e funcionários, em jarras ou copos reutilizáveis. Os próprios consumidores também podem participar da causa, se comprometendo a abandonar o hábito de consumir água engarrafada. Para saber mais sobre como aderir ao Água na Jarra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário