quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Portugal pretende inaugurar eco-cidade, totalmente interligada, até 2015


Maquete eletrônica da PlanIT Valley de Portugal.

Até 2015 os portugueses pretendem inaugurar a sua própria eco-cidade. A PlanIT Valley, como foi batizada, está sendo construída no distrito de Porto e contará com diversos atributos sustentáveis. A água da chuva será reaproveitada, a energia será renovável e os telhados terão plantas.

O diferencial da cidade, não está somente em sua estrutura arquitetônica. A PlanIT Valley terá uma espécie de cérebro. Será uma central equipada com uma rede de sensores espalhados por toda a cidade, que funcionam de forma semelhante ao sistema nervoso do corpo humano. Dessa forma será possível controlar a geração de energia e o tratamento de água.

Os sensores instalados nos prédios permitirão medir a ocupação, temperatura, umidade e a energia consumida. Quando a água de um edifício estiver abaixo do nível normal, será possível utilizar a água de outro prédio que tiver estoque em excesso. Isso só é possível pelo fato de a cidade inteira estar interligada.

A PlanIT Valley terá uma central responsável por processar todos os dados, mas todos os prédios também terão uma unidade computadorizada individual. As câmeras espalhadas pela eco-cidade serão capazes de reconhecer e localizar crianças perdidas, através da descrição da roupa e aparência.

Entre as medidas que a caracterizam de forma ecológica e sustentável estão o reaproveitamento e tratamento de água, utilização de energia renovável, tratamento de lixo e utilização destes resíduos para a fabricação de energia. A estimativa é de que seja possível reaproveitar até 80% dos resíduos produzidos pela cidade, que podem se transformar em energia elétrica ou biocombustível. O restante do lixo será encaminhado a um processo que o transformará em fertilizantes.

A cidade será tão desenvolvida, que os moradores não precisarão se preocupar em descartar o lixo reciclável separadamente, como é comum. Os resíduos serão encaminhados a uma central de triagem que fará a descontaminação, separação e reciclagem deste material, transformando-o em um produto novo.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1268/portugal_pretende_inaugurar_ecocidade_totalmente_interligada_ate_2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário