quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Horário de verão representa redução de 5% no consumo de energia elétrica


O horário de verão, que tem início na madrugada do próximo domingo (17), propiciará uma redução de 5% no consumo de energia elétricas, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Nos estados em que vigora o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança permanece do dia 17 de outubro até o dia 20 de fevereiro de 2011. Conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, o horário de verão deve iniciar sempre no terceiro domingo de outubro.

O principal intuito da mudança é aproveitar a iluminação natural por um período maior. Com a alteração em uma hora nos relógios, a quantidade de energia necessária nos horários de pico - quando as pessoas chegam em casa e as luzes da rua são acesas – é reduzida em até 5%.

Conforme informações divulgadas por Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional de Sistema (ONS), durante esse período o país chega a economizar R$ 2 bilhões com investimentos em capacidade energética.

O horário de verão foi adotado oficialmente pela primeira vez na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o teste foi feito em 1931, porém o país só aderiu definitivamente à mudança em 1985.

O horário de verão, idealizado por Benjamim Franklin, surte efeitos maiores nas regiões mais distantes do equador. Por isso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil não incorporam a alteração às suas atividades, já que as mudanças temporais oferecidas pelo verão a essas localidades são mínimas.

Com informações da Agência Brasil


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1291/horario_de_verao_representa_reducao_de_5_no_consumo_de_energia_eletrica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário