segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ações de marketing com tema sustentabilidade não convencem a população


A palavra sustentabilidade ganhou muita evidência e importância nos últimos anos, inclusive em ações de marketing empresarial. Porém, uma pesquisa realizada pela Market Analysis, a pedido do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), mostrou que somente 15% das pessoas acreditam que as empresas realmente cumprem o que anunciam.

A pesquisa, denominada Comunicação e Educação para a Sustentabilidade: Mapeando os Desafios e Oportunidades, apresentou dados que fazem as empresas repensarem a forma como divulgam suas ações sustentáveis. Conforme apresentado pelo pesquisador, Fabián Echegaray, 98% da população já ouviu falar sobre meio ambiente ou responsabilidade social. Porém, 35% deste total nunca teve acesso a algum informativo mais detalhado sobre o tema.

Segundo Echegaray, esses dados explicam o motivo pelo qual grande parte da população associa sustentabilidade somente à reciclagem e reaproveitamento. Outro número bastante importante apresentado na pesquisa, está relacionado à quantidade de pessoas que acreditam nas divulgações empresariais sobre sustentabilidade. O relatório mostrou que apenas 15% dos entrevistados acreditam que as companhias realmente fazem tudo o que dizem fazer em relação à sustentabilidade.

O gerente de Planejamento e Gestão da comunicação da Petrobras, Eraldo Carneiro, lembrou a importância da realização de pesquisas como essa. Ele também ressaltou que é imprescindível que as empresas atentem a esses dados, com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho da área de comunicação e sustentabilidade.

Roberto Cassano, diretor de Estratégia da Frog Comunicação, exaltou a responsabilidade das agências nessa relação entre a intenção da campanha e os resultados obtidos por ela. Para ele, a sustentabilidade é um tema complexo demais para ser abordado em ações publicitárias. Cassano explica que o tema deve ser tratado de forma mais prática, para que ele deixe de ser algo abstrato ou distante do cotidiano das pessoas. O diretor da Frog Comunicações citou como um exemplo bem sucedido a campanha criada pela F Nazca, juntamente com a Fundação SOS Mata Atlântica, que estimulava as pessoas a fazerem xixi no banho, como maneira de economizar água.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1146/acoes_de_marketing_com_tema_sustentabilidade_nao_convencem_a_populacao/

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