terça-feira, 26 de outubro de 2010

No artigo Consumo sustentável: muito além do consumo verde as autoras, Sylmara Lopes e Carla Moura, trazem a diferenciação desses dois conceitos que são tratados por muitos como sinônimos.
A idéia principal é que o consumo sustentável tem como premissa frear o consumo, Cooper (2002) evidencia o significado de consumo sustentável: “padrões de consumo através da compra e uso dos bens e serviços que atendam às necessidades básicas das pessoas em conjunto com a minimização da degradação ambiental”. Já o consumidor verde é definido como aquele que, além da variável qualidade/preço, inclui em seu “poder de escolha”, a variável ambiental, preferindo produtos que não agridam ou sejam percebidos como não-agressivos ao meio ambiente (MAKOWER, 1997; PORTILHO, 2005).
Em outras palavras, o consumidor verde substitui a compra dos produtos tradicionais pelos produtos verdes, mas não deixa de consumir ou diminui seu consumo.

Leia o artigo: http://www.catalogosustentavel.com.br/arquivos/file/sylmara_Enanpad2007_APSC2378.pdf



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