sábado, 2 de outubro de 2010

Comunidade italiana produz somente energia renovável


Tocco da Casauria produz 30% a mais de energia que consome

A pequena comunidade italiana de Tocco da Casauria se tornou referência em obtenção de energia limpa. Isso porque a cidade produz mais energia do que consome, utilizando somente fontes renováveis.

As enormes turbinas eólicas instaladas entre os bosques de oliveiras contrastam com o aspecto antigo da cidade. Com uma igreja bem preservada e um castelo em ruínas, a cidade conseguiu alcançar o futuro, no que diz respeito à produção de energia.

Por produzir mais energia do que necessita, a pequena comunidade consegue lucrar com a eletricidade proveniente da energia solar e eólica. Os benefícios alcançaram todos os 2.700 habitantes da cidade, já que o dinheiro obtido com esse comércio possibilitou o corte de algumas taxas locais, como a remoção de lixo.

Os hábitos tradicionais foram preservados na cidade e enquanto os homens enchem os bares, discutindo sobre política, as mulheres passeiam pelo mercado. As turbinas eólicas e os paineis solares, que cobrem um antigo cemitério e o complexo esportivo, é que dão um tom diferente à cidade.

A contradição não para por aí. A Itália é um dos países mais criticados pela União Europeia, justamente por não seguir todos os padrões ambientais estipulados pelo continente. É provável que o país não consiga cumprir a meta de ter 17% de sua energia proveniente de fontes renováveis, até 2020. O país da bota, porém, ainda não ultrapassou os 7%.

Os altos custos de energia na Itália motivaram a pequena comunidade a investir em energia limpa. Ao contrário do petróleo, que sobe a cada dia, as energias renováveis têm caído de preço. Além disso, os governos oferecem subsídios que as tornam mais atrativas. Tocco de Casauria faz parte de um grupo de 800 comunidades italianas que investiram em energia sustentável e hoje produzem mais do que precisam.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1195/comunidade_italiana_produz_somente_energia_renovavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário