domingo, 31 de outubro de 2010

Empresa investe em certificações de sustentabilidade industrial no Brasil


Atendendo às movimentações de empresas em busca de certificações que atestem suas boas práticas ambientais, a TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos de certificação e inspeção mundiais, amplia sua realização de certificações ambientais para projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e de sustentabilidade industrial.

“O crescimento da procura por eficiência energética, principalmente nos setores que agregam companhias energointensivas, bem como os últimos leilões do governo federal e os futuros de compra de energia nova de fontes renováveis, fez abrir um potencial de mercado significativo a ser explorado pela TÜV Rheinland no Brasil”, afirma a superintendente técnica de certificação da TÜV Rheinland, Regina Toscano.

Ela ressalta que “o País está vivenciando um cenário no qual as exigências para práticas ambientalmente corretas são cada vez mais fortes e economicamente viáveis, e a TÜV Rheinland se estruturou para atender esse potencial mercado nacional”. A principal atuação da empresa nessa área está relacionada aos serviços de sustentabilidade industrial, entre os quais a TÜV Rheinland oferece o Selo de Eficiência Energética Industrial.

Para a obtenção deste selo as empresas passam por rigorosa avaliação do consumo total de energia gerado durante as diferentes etapas de seus processos industriais. Também é avaliado o gasto energético para cada produto fabricado e a quantidade de energia que poderia ser economizada nestas etapas. A partir da equalização desses dados, a TÜV Rheinland pode desenvolver um projeto que resulte em processos mais eficientes e, consequentemente, preserve o meio ambiente.

A TÜV Rheinland auditora e verifica inventários de emissões atmosféricas, monitora essas emissões, realiza teste funcional, calibração de instrumentos de medição dos Gases do Efeito Estufa e valida esses sistemas. A empresa também mede e avalia odores e realiza o teste e a certificação de dispositivos de medição e monitoramento de emissões.

“Dentro desse mix de ações está a realização do Carbon Footprint, estudo que levanta o total de emissões de GEE diretos e indiretos associados a uma cadeia de produção e baliza ações para minimizar as agressões contra a natureza”, explica o responsável pela área na TÜV Rheinland, Sebastián Rosales.

Por fim, a certificadora também valida projetos de MDL para geração de créditos de carbono, bem como aplica os conceitos de eficiência energética em muitas das usinas de geração elétrica por fonte renováveis, especialmente em sistemas de cogeração de eletricidade a biomassa.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1330/empresa_investe_em_certificacoes_de_sustentabilidade_industrial_no_brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário