segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dúvidas e benefícios dos telhados verdes


O telhado verde é mais uma forma de trazer o verde para a cidade e dar um toque diferente do cinza, que costuma tomar conta da paisagem urbana. Além disso, o telhado verde funciona como isolante térmico e acústico, qualidades importantes para quem vive em um país tropical. Porém, muitas pessoas ainda têm receios quanto aos cuidados e eficiência de um telhado verde.

Frequentemente surgem dúvidas em relação à atração de insetos ou outros animais. Os telhados verdes atraem alguns insetos, em sua maioria, inofensivos e essenciais a cadeia alimentar dos pássaros, como borboletas e besouros.

A manutenção dos telhados verdes é bem simples. O ideal é que aconteçam visitas semestrais de um especialista, que possa detectar presença de espécies de plantas indesejadas. Além disso, o telhado pode ser adubado com compostos orgânicos, em pequena quantidade. Mesmo usando plantas resistentes à falta de água, é interessante haver algum sistema de irrigação.

Os ecotelhados exercem adequadamente todas as funções que um telhado comum tem. Ele funciona como isolador acústico e térmico, possui sistema de impermeabilização e ainda beneficiam o meio ambiente e trazem uma beleza diferente ao local.

Ao contrário do que muitos pensam, os custos para ter um telhado desse tipo não são absurdos. Os gastos são equivalentes aos necessários para ter um telhado comum de boa qualidade. O que os diferencia são os benefícios ambientais e a chance de poder sentir um pouco da natureza bem pertinho de casa.


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/670/duvidas_e_beneficios_dos_telhados_verdes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário