segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Exemplos e soluções para grandes metrópoles


Centro de Bogotá - Ausência de carros

Trânsito caótico, acúmulo de lixo nas ruas, rios poluídos, entre outros problemas são pertinentes às grandes metrópoles. Nossas cidades brasileiras poderim proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes com medidas simples adotadas por governos de outras cidades.

Bogotá

A capital da Colômbia sofreu uma verdadeira revolução nos últimos 12 anos. Em 1998, o prefeito Enrique Peñalosa investiu em projetos urbanos para desestimular o transporte particular; 200 quilômetros de ciclovia foram construídos naquele ano, além da expansão das calçadas das principais avenidas. Paralelo ao incentivo às bicicletas foi proibido o estacionamento de carros nas ruas e inaugurado a linha de ônibus biarticulado Transmilênio – meio de transporte inspirado no modelo de Curitiba, que utiliza plataformas elevadas e vias exclusivas.

Aos domingos os carros são proibidos de circular nas principais avenidas, que ficam fechada para ciclistas, patinadores, skatistas e pedestres. Ainda na década de 1990, 70% das viagens em Bogotá eram feitas de carro. Hoje, apenas 23% são feitas nesse tipo de veículo, contra os 70% de viagens feitas por Transmilênio. Dos 7% restantes, 4% viaja de bicicleta e 3% viaja a pé.

Seul

A capital sul-coreana é cortada pelo rio Cheonggyecheon. Porém, no final da década de 1950, uma favela se instalou às margens do rio, ocupando o seu curso e despejando esgoto em suas águas. Na década de 1970, o rio foi totalmente asfaltado, a favela foi substituída por condomínios luxuosos e centros comerciais, e uma via expressa elevada foi construída no local.

Nos 30 anos seguintes essa via expressa foi considerada um símbolo de poder e desenvolvimento. Já no ano 2000 foi aprovado um projeto de revitalização do rio e da área visando melhorias para saúde dos moradores da região, regulação das ilhas de calor e criação uma área de lazer nas margens do rio.

A prefeitura investiu em um parque de quase seis quilômetros de extensão, despoluiu o rio e demoliu mais de 600 mil toneladas de concreto e asfalto – que serão usados em outras obras públicas. O projeto ficou pronto no início de 2010 e custou mais de 280 milhões de dólares. (saiba mais sobre este projeto)


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/574/exemplos_e_solucoes_para_grandes_metropoles/

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