terça-feira, 19 de outubro de 2010

Energia limpa é solução para comunidades carentes rurais na Índia


Imagem: Sreyamsa Bairiganjan - Centre for Development Finance, World Resources Institute

A Índia enfrenta uma crise energética severa. Aproximadamente quatrocentos milhões de habitantes rurais – mais do que a metade da população dos Estados Unidos – ainda necessitam de eletricidade, tornando o acesso à eletricidade uma necessidade de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o crescimento econômico está demandando ainda mais energia. O PIB da Índia está em ritmo de crescimento, 8% em 2010 e a demanda de energia doméstica tem previsão de dobrar até 2030.

A escassez de energia é mais acentuada na zona rural da Índia. A maioria dos ruralistas está com a saúde ameaçada pela poluição e pelo uso de combustíveis, como o querosene e lenha, usados para iluminação e cozimento. Como o governo da Índia e o setor energético têm buscado oferecer serviços de aquecimento e iluminação mais modernos e confiáveis para estas comunidades, um mercado limpo e incipiente de produtos de energia limpa está emergindo. Este grande e sem recursos, mercado rural indiano oferece significativas oportunidades para investidores que estão querendo dar suporte às soluções de energia sustentável para o futuro.

Nos últimos anos, diversas empresas nacionais desenvolveram produtos de energia limpa e serviços especificamente destinados à população rural indiana – as 114 milhões de residências que gastam menos do que U$ 75 por mês em bens e serviços. Aproximadamente, 45% destas famílias não têm acesso confiável a eletricidade e dependem de querosene para iluminação, enquanto que mais de 85% dependem da queima da lenha e do esterco para cozinhar. Modelos de negócios bem sucedidos - embora em pequena escala -, como sistemas de eletricidade doméstica baseada em energia solar e lanternas, fornos com eficiência energética e serviços de eletricidade gerados por fontes descentralizadas como a biomassa, estão encontrando cada vez mais mercado entre estas residências.

O governo da Índia também facilitou o surgimento deste setor de energia limpa rural apoiando a geração distribuída, para as comunidades-base, de biomassa auto-suficiente e energia solar. A recentemente lançada “Missão Solar Nacional” tem como meta atingir 20 GW de energia solar até 2022, em parte através da instalação de sistemas fotovoltaicos nos telhados. O objetivo específico é atingir 20 milhões de sistemas de energia solar em substituição à iluminação por querosene, para as comunidades rurais, dentro de 12 anos. Essas medidas alcançam o duplo objetivo do governo, que são o fornecimento de eletricidade às comunidades rurais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa da Índia. Vários estados indianos incluindo Gujarat, Andhra Pradesh e Haryana também estão incentivando o desenvolvimento do setor de energia limpa instituindo padrões em normas estaduais. Estas leis exigem que parte da energia seja gerada pelo sol, vento ou outras fontes renováveis.

Essas soluções são muito atrativas para os investidores, para os indianos e para o clima global. Ideias lucrativas de energias limpas estão trazendo luz para milhões de comunidades carentes na Índia.

O novo relatório feito pelo Centre for Development Finance at the Institute for Financial Management and Researchda Índia (CDF-IFMR) e pelo World Resources Institute’s (WRI) New Ventures Program, procura reforçar a compreensão do potencial investimento da indústria de energia limpa servindo os pobres rurais da Índia. Baseado no extensivo trabalho com as companhias de energia renovável e o os consumidores rurais, assim como as pesquisas secundárias rigorosas, o relatório apresenta 11 empresas vendendo produtos e serviços inovadores para satisfazer sustentavelmente as necessidades energéticas da comunidade rural. Ele também analisa as oportunidades de mercado e os desafios que a indústria enfrenta.

O WRI e CDF-IFMR esperam que essas pesquisas e recomendações ajudem os investidores, tanto na Índia como no exterior, a compreender o enorme potencial deste mercado. Acredita-se que a expansão deste setor seja altamente viável através do desenvolvimento de modelos de negócios mais eficientes, políticas nacionais favoráveis adicionais e capital aumentado, direcionado. A oportunidade potencial para os investidores é significativa. Estima-se que o mercado potencial agregado para produtos e serviços de consumo de energia limpa seja de 2,11 bilhões de dólares por ano.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1295/energia_limpa_e_solucao_para_comunidades_carentes_rurais_na_india/

Nenhum comentário:

Postar um comentário