sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Prefeitura de Nova York adota sistema de compartilhamento de carros


Foto: Divulgação/Zipcar

A prefeitura de uma das maiores cidade do mundo informou que irá adotar um sistema de compartilhamento de carros para os funcionários públicos locais. Segundo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o objetivo é reduzir o número de carros nas ruas, os congestionamentos, os gastos públicos, desocupar vagas de estacionamento e combater a poluição no ar.

Para viabilizar o projeto, a prefeitura fez uma parceria com a Zipcar, que irá alugar 25 veículos (sendo 23 híbridos) para serem compartilhados por 300 funcionários do Departamento de Trânsito durante suas atividades oficiais diárias. Os carros também serão disponibilizados para os cidadãos locais durante a noite e nos finais de semana.

Os veículos poderão ser reservados através de um sistema on-line, que disponibilizará menos unidades durante os horários de pico como forma de estimular o uso de outros meios de transporte nesses momentos. Segundo comunicado da prefeitura, os motoristas poderão economizar até US$500 mil por ano com aquisição, combustível e manutenção dos carros.

A medida faz parte de um projeto da prefeitura para tornar o governo local mais enxuto, eficiente e sustentável. Se tudo der certo, o projeto poderá ser expandido para outras agencias da prefeitura. Em 2009, o prefeito ordenou que as secretarias municipais reduzissem suas frotas em 10%, o que resultou na venda de 750 carros.

Outras cidades adotam o sistema

“Está cada vez mais evidente que o modelo 'um carro, um motorista' está quebrado. Indivíduos, empresas e municípios estão buscando opções de transporte que reduzam a necessidade de carros na cidade e aliviem as preocupações com tráfego, estacionamento e poluição", afirmou Mark Norman, presidente da Zipcar.

Foi o que fizeram outras prefeituras norte-americanas, como a de Filadélfia, e da capital nacional, Washington, D.C., que também criaram programas similares ao implantado em Nova York.

Na Suíça, um contrato anual de compartilhamento de carro garante desconto de 50% nas tarifas do transporte público. Em Hoboken, Nova Jersey, os carros compartilhados têm vagas exclusivas nas ruas.

Em Paris, a prefeitura criou um programa para que três mil carros compartilhados comecem a circular em 2011, gerando uma redução 200 mil toneladas anuais de emissões de gás carbônico.

“O compartilhamento de carros é uma forma inovadora de fazer mais com menos e ainda atingir os objetivos ambientais e de redução de frota da cidade”, lembrou o comissário Sadik-Khan.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/prefeitura-de-nova-york-adota-sistema-de

Nenhum comentário:

Postar um comentário