sábado, 30 de outubro de 2010

Seriam necessárias duas Terras para suportar o consumo de recursos naturais até 2030


De acordo com um estudo realizado pelo Living Planet Report, da ONG ambiental WWF, a demanda humana sobre os recursos naturais dobrou, em menos de 50 anos. O consumo atual já está além do que o que a Terra pode oferecer. Conforme explicado na publicação, para conseguir suportar a utilização dos recursos naturais seria necessário, até 2030, existir duas Terras.

O relatório diz que a vida selvagem nos países tropicais também está sobre grande pressão. A espécies chegaram a ser reduzidas em 60%, durante as três últimas décadas.

O documento da WWF, em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres e a “Rede de pegada carbônica global”, descreve que o povo britânico continua consumindo muito mais do que o que a Terra pode lidar. Se todos viverem com este estilo de vida, nos próximos anos o ser humano vai precisar de 2,75 planetas para sobreviver.

Os autores do estudo pesquisaram 8000 populações de animais, de 2500 espécies, e estudaram as mudanças no uso da terra e consumo de água em todo o mundo. A Grã-Bretanha vem em 31º em uma lista de países com base na pegada ecológica – a quantidade de terra e mar que cada pessoa precisa para prover alimento; roupas e outros produtos que consomem e absorvem o CO2 que eles emitem.

O país tem caído na tabela classificatória por ter a 15º maior pegada ecológica do último relatório feito realizado há dois anos, mas o WWF atribui isto ao crescimento, em outros países, não necessariamente pela redução do uso dos recursos no Reino Unido.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1329/seriam_necessarias_duas_terras_para_suportar_o_consumo_de_recursos_naturais_ate_2030/

Nenhum comentário:

Postar um comentário