sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Portugal pretende lançar rede abastecimento de carros elétricos em 2011

Lançamento da rede abastecimento de carros elétricos MOBI.E / Imagem: Divulgação

Portugal pretende ser o primeiro país a ter uma rede de abastecimento de veículos elétricos. Esse foi o objetivo traçado e divulgado pelo secretário português de Energia, Carlos Zorrinho, para 2011.

Segundo ele, a rede - chamada MOBI.E – será controlada pela companhia de Energias de Portugal e contará com 1,3 mil estações normais, espalhadas pela cidade. Além disso, serão instaladas 50 estações rápidas em shoppings, estacionamentos, postos de gasolina e hotéis, em diferentes cidades portuguesas.

Atualmente, Portugal é dependente de combustíveis fósseis importados, mas as autoridades nacionais já declararam que querem transformar esse cenário. Até 2020, pelo menos 10% da energia consumida no país será proveniente de energias renováveis. Eles esperam que assim seja possível reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e ainda impulsionar o desenvolvimento da energia eólica.

Em território lusitano os automóveis elétricos não custam muito mais caro que os comuns, fator que colabora para a expansão do mercado de carros não poluentes. O governo também oferece alguns benefícios fiscais aos compradores.

Para suprir a demanda por energia limpa o país pretende aumentar a sua produção atual, de cinco gigawatts para 8,5 gigawatts, até o final deste ano. Os portugueses estão entre os maiores produtores de energia solar do mundo e o governo garantiu que os incentivos para o desenvolvimento do setor permanecerão enquanto for preciso.

O sistema de carregamento, que deve ser instalado em Portugal, será compatível com todos os tipos de carros e, até mesmo, para motocicletas elétricas e veículos pesados.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1337/portugal_pretende_lancar_rede_abastecimento_de_carros_eletricos_em_2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário