sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dica: Como deixar seu guarda-roupas mais ecológico


O consumo desenfreado é uma das coisas que transformam um cidadão comum em um “perigo” para o meio ambiente. As roupas são os itens preferidos em muitas listas de compras, mas é possível tê-las de uma maneira mais sustentável.

O blog Eco Trends & Tips divulgou dez passos para deixar as roupas mais “verdes”. Para começar é preciso repensar o consumo desnecessário. Antes de comprar qualquer peça, o ideal é analisar se elas realmente serão usadas ou estão saindo da loja apenas por um impulso, totalmente momentâneo.

A segunda ideia é “amar as roupas”. Isso significa ter cuidado com os acidentes domésticos que costumam resultar em roupas manchadas ou queimadas. Em caso de pequenos problemas, com botões, por exemplo, qualquer costureira pode dar um jeito e fazer a roupa ficar boa novamente. As lavagens a seco devem ser evitadas. Isso porque nesse tipo de manuseio é usada uma substância cancerígena, chamada tetracloroetileno. Além disso, muitas roupas que antes só podiam ser lavadas a seco, já podem ser lavadas a mão.

O quarto passo para transformar um armário é comprar peças antigas ou usadas. Para isso, uma ótima opção é fazer compras em bazares, brechós ou até mesmo usar aquelas roupas que eram de amigos. Nesse caso, o mais legal é poder customizá-las e ter peças totalmente personalizadas.

Algo essencial para a preservação de uma roupa é o cuidado com a lavagem. Usar temperaturas mais baixas e alternativas naturais para retirar as manchas são boas alternativas para alcançar esse objetivo. Também é importante não desperdiçar energia. Para isso, o melhor é juntar bastante roupa, para então colocá-las na máquina.

Uma novidade na moda são as roupas orgânicas. Existem selos que classificam as peças e garantem que elas foram feitas com materiais livres de agrotóxicos, fator que colabora significativamente para a redução da poluição e de resíduos altamente nocivos. Em todo o caso, é necessário estar atento também à origem das roupas. Nem sempre quando existe um nome ecológico, o produto de fato o é.

Se não for possível dar uma nova cara à roupa velha e ela realmente perder a utilidade, sempre existe alguém que está precisando dela assim mesmo. Por isso, nesses casos a doação é extremamente bem-vinda. Diversas instituições de caridade necessitam exatamente dessa roupa que está sobrando no armário.

Escolher marcas que são responsáveis, tanto com o meio ambiente, quanto com seus funcionários, significa optar por roupas éticas. Isso envolve as outras áreas que são os pilares da sustentabilidade: economia, meio ambiente e responsabilidade social.

Para finalizar, a dica principal é: Não desperdice. Sempre existe alguém precisando daquilo que nós não queremos mais. Diversas ONGs estão abertas a receber doações. As peças de vestuário também podem ser enviadas às vítimas de catástrofes ou às pessoas com poucas condições financeiras. Apesar de saírem de moda constantemente, as roupas são úteis em qualquer época.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1314/dica_como_deixar_seu_guardaroupas_mais_verde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário