domingo, 17 de outubro de 2010

Governo do Rio elabora Plano Diretor de Transporte Não-motorizado


O Governo do Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira (13) a elaboração de um Plano Diretor de Transporte Não-motorizado, cujo objetivo é melhorar a mobilidade urbana em todo o estado. O seminário que definirá o projeto será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro e contará com a participação de representantes de 27 prefeituras fluminenses.

O programa pretende melhorar as condições de locomoção dos ciclistas e dos pedestres, oferecendo maior segurança e incentivando os moradores a aderirem a esse hábito. Para que seja possível efetuar as mudanças necessárias, o governo conta com um convênio feito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Cada uma das cidades representadas no seminário deverá apresentar suas propostas para que a locomoção dos ciclistas e pedestres seja facilitada em seu território. Em divulgação, o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, lembrou que a geografia do estado do Rio de Janeiro é favorável ao uso das bicicletas, por isso essa prática deve ser incentivada. O primeiro passo para alcançar essa meta é, segundo ele, estabelecer locais onde possam ser instalados equipamentos que facilitem o uso das bikes e ciclovias.

O secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno, acredita que o modelo apresentado pelo governo do Rio possa servir de exemplo a outros estados e cidades. Ele lembrou também, que essa estrutura atrai diversos eventos ciclísticos e turistas.

Em 2008, o Rio de Janeiro já havia demonstrado interesse em um investimento maior em um sistema de mobilidade não motorizado, quando foi criado o Rio Estado da Bicicleta. O projeto tem como meta a implantação de mil quilômetros de ciclovia, espalhados por todo o estado. Além disso, prevê um trabalho de conscientização com a população fluminense.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1274/governo_do_rio_elabora_plano_diretor_de_transporte_naomotorizado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário