quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lar, verde lar


CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL


Que tal morar num imóvel em dia com o planeta?

Algumas construtoras já apostam em diferenciais ecológicos para racionalizar o uso de recursos naturais e até baratear o valor do condomínio. “O cliente exige a preocupação com a sustentabilidade”, afirma Silvio Gava, diretor técnico da Even, construtora que incorporou em seus projetos itens como bacias sanitárias econômicas e portas de madeira certificada.

“Embora a localização e o preço ainda pesem mais na hora da escolha, um produto ecológico leva vantagem quando as outras variáveis empatam”, diz João Batista Crestana, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi). Ele calcula que, hoje, 10% do mercado demonstra inovações nesse sentido. “Há cinco anos, isso não existia”, afirma. De acordo com Luiz Fernando do Valle, presidente da construtora Ecoesfera, trata-se de visão de futuro. A professora Carmen Silvia Nascimento, que comprou um apartamento no Ecolife Vila Leopoldina, da Ecoesfera, concorda: “É uma oportunidade de viver num espaço mais coerente com meu estilo de vida”.

{txtalt}
Coleta seletiva
Para incentivar os moradores a separar os materiais recicláveis, os empreendimentos oferecem uma área para a triagem do lixo, que é encaminhado a empresas recicladoras.

{txtalt}
Aquecedor solar
Preaquecer a água do chuveiro com a energia que vem do Sol reduz a conta de luz do condomínio e colabora com o meio ambiente ao diminuir a pressão das cidades sobre as usinas hidrelétricas.

{txtalt}
Sensores de presença
Nas áreas comuns, eles acionam as lâmpadas quando alguém se aproxima. No restante do tempo, os ambientes dispensam luz artificial e reduzem gastos desnecessários.

{txtalt}
Medidores individuais
Quem mora sozinho não precisa mais pagar uma conta tamanho família. Os equipamentos que medem o consumo de água e gás por unidade (que podem ficar do lado de fora dos apartamentos ou num shaft na área comum) ajudam na conscientização dos moradores.

{txtalt}
Elevadores econômicos
Alguns modelos contam com motores de alto desempenho, que são mais eficientes no consumo de energia e colaboram na redução dos custos do condomínio.

{txtalt}
Torneiras economizadoras
Metais sanitários com redutores de vazão, arejadores e sensores de presença garantem o conforto do usuário com um consumo mínimo de água.

{txtalt}
Bacias sanitárias
Com caixa acoplada ou válvula de descarga, os modelos com duas opções de fluxo (3 ou 6 litros) rendem economia de até 60% no consumo anual.

{txtalt}
Reúso
Tratar internamente a água dos chuveiros e lavatórios e reaproveitá-la na descarga já acontece em alguns empreendimentos.

ALÉM DO ESSENCIAL
Conceber um empreendimento sustentável requer uma tecnologia que pode ir além do kit já incorporado por algumas construtoras, como a Ecoesfera, a Even, a Construgar, a Rossi, a Setin e a Takaoka. Outros itens, ainda pouco comuns, também são aliados de uma casa menos agressiva ao meio ambiente:

Telhado verde. Funciona como excelente isolante térmico e acústico, aumentando o conforto dos moradores e colaborando para reduzir ilhas de calor e solo impermeável nas grandes cidades.

Energia solar. A opção pelas placas fotovoltaicas, que transformam a energia que vem do Sol em eletricidade, ainda precisa ganhar escala para custar menos. Mas, em alguns empreendimentos, já garante o funcionamento de lâmpadas nas áreas comuns.

Captação de água de chuva. É uma alternativa para gastar menos na irrigação dos jardins e na lavagem das áreas comuns do prédio.

Tintas sem COVs. Os componentes orgânicos voláteis são prejudiciais à saúde, mas alguns fabricantes oferecem produtos com baixo teor desses elementos.

Madeira certificada. Sinal de responsabilidade socioambiental, a preferência por espécies provenientes de manejo sustentável ajuda na preservação das florestas.

DO DISCURSO À PRÁTICA
Como saber se um edifício é sustentável? Vanderlei John, engenheiro civil do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, sugere os cuidados para fazer a escolha certa.

- O folheto faz propaganda de materiais ecológicos? Pergunte detalhes, exija comprovação.

- Procure saber se o imóvel atende às demandas ambientais do lugar onde ele será construído. Áreas de mananciais pedem cuidado extra com o uso da água. Regiões frias reforçam a importância do aquecedor solar.

- Visite a obra para conhecer as condições de trabalho. Um projeto que se pretende sustentável deve prezar pela segurança e pela saúde dos trabalhadores.

- Converse com os vizinhos para checar como a construtora se relaciona com o entorno.

- Fique de olho nas vantagens oferecidas. Negócios tentadores podem esconder procedimentos que esbarram na informalidade.

- Pesquise o histórico da empresa e avalie seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental.


Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_281588.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário