sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O impacto do jeans no meio ambiente


Foto: jon|k

Sinônimo de moda básica, as calças jeans são também as peças que mais poluem. Desde as grandes quantidades de agrotóxicos utilizados no cultivo do algodão em larga escala, até o consumo de água para a lavagem da peça em residências, o jeans é um verdadeiro vilão no meio ambiente. Na contramão do consumo inconsciente, novos modelos sustentáveis foram criados, o que só aumenta a discussão sobre o papel do jeans e a sua relação com o caos no meio ambiente.

Desde que Levi Strauss, em 1872, teve a ideia de reforçar a vestimenta dos mineradores com uma roupa mais resistente, o jeans passou por muitas mudanças. Sinônimo de rebeldia e juventude, a peça logo caiu nas graças de personalidades como James Dean (foto) e Marlon Brando. A partir daí, as calças jeans, em sua maioria na coloração azul, caíram no gosto da população.

Hoje não há quem não tenha pelo menos uma peça em jeans no guarda-roupa. Afinal, com o dia-a-dia atribulado e cheio de compromissos, a população deseja por uma peça que facilite o conforto, a comodidade, que seja bonita e ao mesmo tempo casual. Com o aumento da procura, a indústria do jeans inchou em detrimento do meio ambiente.

Estima-se que até o nível do mar tenha subido por conta da produção das peças jeans. Segundo especialistas em água da Universidade de Utrecht e do instituto de pesquisasDeltares, o uso excessivo de águas subterrâneas – por exemplo, para irrigação de plantações de algodão – contribuiu com até um quarto do aumento do nível do mar, que é atualmente mais de três milímetros por ano.

E o impacto no meio ambiente não ocorre apenas no que tange à produção de algodão. O tingimento, os corantes usados na lavagem da peça, a energia para o transporte em todo mundo, a quantidade de embalagem que vai parar no lixo, além dos galões de água e detergentes usados pelos consumidores, tudo isso para a produção de algumas peças.

dean-jeans.jpgAssustados com esta realidade, houve quem criasse novas formas de unir a praticidade do jeans com o pensamento ecológico. Novos modelos mais sustentáveis da peça começaram a surgir no mercado como uma alternativa à larga escala que pouco se preocupa com o meio ambiente. O lançamento de calças produzidas com algodão orgânico, que evitam o contato com produtos químicos e substancias tóxicas, novas formas de lavagem e até mesmo o controle por parte dos consumidores, mostraram que uma nova consciência estava para surgir.

Como saber se o meu jeans é sustentável?

Alguns aspectos devem ser levados em consideração na hora de comprar uma calça deste tecido. Uma roupa em jeans só é verdadeiramente sustentável quando feita com algodão orgânico certificado, ou quando foram reutilizados retalhos de jeans velhos já existentes no mercado.

Além disso, é importante se preocupar com a mão de obra, que deve ser remunerada de acordo com as leis trabalhistas. A empresa deve se preocupar também com o reaproveitamento da água, com a reciclagem de resíduos e com a diminuição de desperdício na produção.

Uma calça jeans só será 100% sustentável se o tingimento for natural, ou seja, quando as tintas químicas são substituídas por corantes naturais. A prática já vem sendo utilizada, com o cultivo sustentável da anileira, fonte de índigo natural (o azul vegetal) e o cultivo de alfafa, aveia e trigo que são fontes de clorofila, o pigmento verde.

Bons exemplos

Percebendo que até mesmo as poluidoras calças jeans podem ter alternativas sustentáveis, várias empresas e grifes começaram a entrar no ramo, sempre mirando no público mais eco-consciente. Foi o caso da marca holandesa Kuyichi, que produz uma linha de jeans 90% orgânica em larga escala. A marca conseguiu alterar praticamente toda a sua produção com adequação às necessidades do meio ambiente.

O Brasil também tem seus bons exemplos. A Eden Organic é uma marca de São Paulo, que ajuda 200 famílias no campo, produtores de algodão 100% orgânico. A marca desenvolve os princípios da sustentabilidade na indústria e em toda sua cadeia produtora.

A Tavex Corporation é uma fabricante do tecido Bio Denim, que substituiu seus processos químicos por naturais em toda a linha de produção. No lugar da goma sintética, um amido natural de batata foi usado e nos processos de lavagem e tingimento, a manteiga de cupuaçu foi utilizada como amaciante natural. A empresa firmou uma parceria com uma comunidade da Amazônia, o que movimenta recursos na região, atendendo as necessidades das famílias locais.

E se você prefere marcas consagradas, é válido perguntar para os vendedores das lojas se as grifes possuem linhas de jeans orgânicos ou mais ecológicos. Com a procura, as marcas perceberão que há público consumidor para aquele tipo de produto.

Quanto custa?

Devido a preocupação com diversos setores (como meio ambiente e condições justas de trabalho), uma peça sustentável tende a ser mais cara do que a produzida em larga escala. Uma calça da marca Kuychi, por exemplo, custa em torno de R$ 300,00, preço alto se comparado à peças em jeans de grifes brasileiras que não se preocupam com o meio ambiente. No entanto, o que é barato pode sair mais caro para o seu bolso e para o meio ambiente.

Segundo a modelo e stylist Chiara Gadaleta Klajmic, do blog Ser Sustentável com Estilo, as peças descartáveis acabam custando mais, afinal, mais peças terão de ser produzidas e compradas para suprir aquelas que foram jogadas fora com apenas alguns meses de uso.

“Além disso, é importante apoiar marcas de moda sustentável e se informar sobre peças de algodão orgânico”, diz Chiara. “E se você não puder comprar, o segredo é revitalizar, ou seja, dar uma cara nova a cada roupa. Customizar calças jeans, bordar e reformar peças antigas que na verdade só precisam de pequenos ajustes”, completa


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/o-impacto-do-jeans-no-meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário