terça-feira, 12 de outubro de 2010

Escova de dentes usa energia solar e dispensa creme dental

escova-dente.jpg
É a química dentro da boca que fica responsável pela limpeza

A cada dia surgem formas mais incomuns de relacionar a tecnologia com a sustentabilidade. É o caso desta invenção, batizada de Soladey-J3X: uma escova de dentes elétrica carregada com energia solar e que não precisa de creme dental.

A inovação parece absurda, mas parece estar próxima da nossa realidade, pelo menos é o que dizem os pesquisadores. O produto, criado por pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e fabricado pela empresa japonesa Shiken, precisa da mesma quantidade de luz que uma calculadora comum para funcionar.

cientis-a.jpgA escova possui uma barra de dióxido de titânio localizada no cabo, quando a luz solar é incidida a barra começa a liberar elétrons que reagem com o ácido da boca matando bactérias e placas dentárias.

Idealizada por Kumio Komiyama em 1980, o carregamento por energia solar já foi atestado, o que falta é provar que a escova de dentes não precisa de creme dental para matar bactérias. Segundo os envolvidos, Soladey tira até mesmo o amarelado causado pelo cigarro.

Soladey vem em seis cores diferentes e com cabo confortável e ergonômico. A escova de dentes solar será testada em 120 jovens, a intenção é provar que não o creme dental não é necessário e fazer os devidos ajustes.




Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/escova-de-dentes-usa-energia-solar-e-dispensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário