terça-feira, 19 de outubro de 2010

Toyota lança dispositivo que auxilia no abastecimento de carros elétricos


Posto de recarga manda informações do veículo para proprietário (Foto: AP)

Um dispositivo desenvolvido pela Toyota, fabricante japonesa de carros, oferece todas as informações necessárias para que uma família estabeleça a melhor maneira de abastecer um carro elétrico ou híbrido.

O software, chamado de Toyota Smart Center, mostra às pessoas, por meio de celular ou televisão, quanto de eletricidade a família está consumindo, em todos os tipos de gastos, e quanto disso é usado para o abastecimento de um carro elétrico ou híbrido.

Entre as funções oferecidas pelo dispositivo, está a possibilidade de calcular o horário adequado para que as baterias do carro sejam recarregadas. Além disso, com os dados de consumo energético é possível eliminar desperdícios, desligando alguns equipamentos que não são utilizados normalmente. Conforme informações divulgadas pela fabricante, a utilização do acessório pode culminar em redução de até 75% nos gastos com energia elétrica de uma residência.

O diretor de gestão da Toyota, Shigeki Tomoyama, acredita que, com a popularização dos veículos elétricos e híbridos, os fabricantes terão que se preocupar com a maneira adequada de recarregar esses automóveis. "Ligar a casa e o carro de forma eficiente vai reduzir os gases do aquecimento global", explicou ele.

O sistema ainda não está disponível no mercado, mas a Toyota pretende começar a comercializá-lo em 2012, quando poderá lançar mais seis modelos híbridos. A marca detém híbrido Prius e aposta no crescimento desse mercado para os próximos anos.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1309/toyota_lanca_dispositivo_que_auxilia_no_abastecimento_de_carros_eletricos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário