terça-feira, 5 de outubro de 2010

Venda de Apartamentos Sustentáveis volta a ser um bom negócio

imoveis sustentaveis            É interessante quando observamos que alguns dos mitos tidos como verdades absolutas por pessoas que dizem possuir provas irrefutáveis sobre eles caem por terra e são, simplesmente, jogados ao pó e expostos em sua totalidade mentirosa e sem fundamento. Um desses mitos dizia que a venda de apartamentos sustentáveis fora das grandes cidades seria uma utopia sem fundamento e que não haveria mercado para esses imóveis fora das grandes cidades apinhadas, poluídas e violentas.
            Por mais incrível que possa parecer, o último ano mostrou com toda a clareza que essa ideia (manifestada por muitos experts) não tinha razão de ser e não passou de pura balela preconceituosa. Algumas empreendedoras e construtoras executaram projetos de apartamentos sustentáveis em várias cidades do interior do estado e atingiram um fenomenal sucesso de público, de vendas e de marketing em todos os projetos.

           Infelizmente, a nota triste do momento, é a explosão da crise imobiliária americana que acabou provocando a grande crise financeira do final do ano passado e se refletiu em todo o planeta. Apesar de todos os esforços de nosso governo e das promessas esperançosas de nosso presidente, a dura realidade da crise caiu sobre nós com força avassaladora e inesperada. Embalada certamente pela ganância dos bancos brasileiros que negaram o fluxo de crédito para o financiamento de imóveis e prejudicaram, e muito, as vendas de apartamentos sustentáveis em todo o território nacional. O fato foi inesperado porque de forma alguma se justificava a suspensão desses financiamentos. O mercado nacional estava aquecido (no auge das vendas), a economia ia muito bem e os bancos estavam (e estão) extremamente capitalizados; graças a seus constantes lucros astronômicos. No entanto, a pura, boa e velha ganância do empresariado financeiro brasileiro falou mais alto e os bancos optaram por mergulhar a nação nessa crise fechando as linhas de crédito ou criando inúmeros obstáculos para que os financiamentos fossem obtidos de forma mais simples, rápida e barata.
              Com isso, a venda de apartamentos sustentáveis foi abalada. Contudo o estrago não foi suficiente para destruir a excelente impressão deixada no empresariado do ramo da construção civil que optou por esse nicho de mercado. Para este ano, estão certamente previstos novos projetos e empreendimentos e os imóveis sustentáveis se tornarão um bom negócio mais uma vez. As coisas começam a entrar nos eixos e os financiamentos imobiliários aproximam-se dos mesmos níveis de exigências e taxas de juros que eram praticados no ano passado. Isso é claro, nos bancos estatais. O interessante é que, a continuar assim, os bancos provados acabarão sendo obrigados a reduzirem as suas taxas e retornar as exigências que eram feitas no passado, sob pena de perderem grande parte do mercado de imóveis financiados. Uma vez que o governo está liberando recursos pesadamente para os bancos públicos visando à oferta maciça de crédito para compra de imóveis.
              A recuperação de nossa economia e a retomada dos empreendimentos sustentáveis para venda em um ritmo acelerado, serão fundamentais para que a venda de imóveis sustentáveis volte a encantar empresários e compradores com as novidades proporcionadas pela moradia ecologicamente correta e que proporciona bem estar, apoio ao meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para todos a sua volta.

 Fonte: http://www.apartamentossustentaveis.com.br/mercado-imobiliario/venda-apartamentos-sustentaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário