domingo, 24 de outubro de 2010

Especialistas discutem formas de atender à demanda do consumidor por produtos sustentáveis

Indústria já está mobilizada para atender essa demanda.

A procura do consumidor por produtos sustentáveis com qualidade e preço acessível leva cientistas da área de alimentos a aprofundar as pesquisas para atender a essa demanda. Nos últimos quatro dias, o assunto está sendo discutido em Curitiba por cerca de 1,3 mil representantes de 40 países, durante o Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF), que se encerra nesta sexta-feira.

Pesquisadores das universidades brasileiras e empresários participaram de 101 rodadas de negócios e constataram que as indústrias estão começando a se conscientizar sobre a necessidade de colocar no mercado produtos diferenciados, que tragam benefícios à saúde e sejam sustentáveis. O cientista indiano Ashok Pandey afirmou que este é o papel principal do pesquisador: melhorar a qualidade do produto reduzindo o custo.

Durante o encontro foram firmados acordos entre indústrias e universidades. Com isso, usinas piloto poderão testar produtos para pequenas empresas, que não contam com recursos para manter uma unidade própria de pesquisa e desenvolvimento.

A coordenadora do Observatório Industrial da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Ariane Hinça, citou uma pesquisa que está sendo desenvolvida com embalagens biodegradáveis para iogurte. Segundo ela, com certeza, o estudo pode resultar em produtos mais baratos nos supermercados.

A aplicação de probióticos (micro-organismos capazes de produzir efeitos benéficos na flora intestinal) em embutidos, uma das novidades apresentadas, atraiu a atenção de frigoríficos. A pesquisadora Renata Freitas de Macedo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), explica os benefícios de sua descoberta.

— Perdemos diariamente as bactérias sadias do nosso organismo devido à má alimentação, ao estresse e ao uso de antibióticos. Por isso, a indústria poderá oferecer como opção inovadora sticks de embutidos em porções individuais e que serão suficientes para repor nossa necessidade diária — destaca.

O consenso entre os participantes do congresso é que as indústrias precisam acompanhar as novidades e a movimentação do mercado.

— A indústria brasileira precisa perceber que os concorrentes estão vindo principalmente com produtos substitutos. Hoje, produzir somente pão já não é mais suficiente, porque o consumidor busca alimentos funcionais e que agreguem mais benefícios — destacou Ariane Hinça.


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3068091,Especialistas-discutem-formas-de-atender-a-demanda-do-consumidor-por-produtos-sustentaveis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário