domingo, 3 de outubro de 2010

Green Festival utiliza musica e arte para promover sustentabilidade


Como forma de celebrar o que se faz de melhor nas vertentes social, econômica e ambiental, o Green Festival promove a sensibilização da população para preocupações ambientais e partilha conhecimentos de forma relevante e inovadora.

O Green Festival é um dos maiores eventos de sustentabilidade do mundo, é um projeto que celebra o que está sendo trabalhado nas comunidades locais, dentro dos pilares da sustentabilidade – pessoas, negócios e meio ambiente.

O festival começa com uma busca de soluções para ajudar a tornar nossas vidas mais saudáveis tanto na forma econômica como social e ambiental.

Líderes comunitários, empresas e sociedade civil se reúnem para discutir questões críticas que nos impactam dentro e fora de casa. As habilidades pessoais e empresariais são compartilhadas para capacitar pessoas a criarem uma mudança positiva no mundo.

O evento é o único que leva artistas expositores pelo seu comprometimento com a sustentabilidade, equilíbrio ecológico e justiça social. A eletricidade utilizada é 100% limpa e renovável e a cada ano ele se torna um evento com menos gerações de resíduos.

No Brasil o Instituto Foco promoveu seu manifesto pela sustentabilidade no Green Festival em Portugal que aconteceu em setembro exibindo uma escultura feita com aparas de papel reutilizadas e verniz ecologicamente correto. O artista Odilon Cavalcanti além de utilizar materiais pensando no meio ambiente uniu em sua escultura a arte e a responsabilidade sócio-ambiental confeccionando a obra chamada “O Abraço”. A obra é revestida com fotografias de Malouh Gualberto e sua equipe, que abordam a natureza. Seis empresas brasileiras apoiaram o manifesto, doando três obras de arte a três empresas portuguesas.

O objetivo do Instituto Foco é trabalhar nas questões sócio-ambientais através da educação e a paz pela arte e ação ambiental além de abordar questões sociais.

O Green Festival acontece ainda em Washington, DC nos dias 23 e 24 de outubro e em São Francisco nos dias 6 e 7 de novembro.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1196/green_festival_utiliza_musica_e_arte_para_promover_sustentabilidade/

2 comentários:

  1. Na verdade a arte e as empresas deram-se as mãos para abraçar a sustentabilidade!

    Apóie também esta iniciativa.

    O Instituto Foco promove seu Manifesto pela Sustentabilidade apoiado por três pilares, os da sensibilidade, simplicidade e solidariedade. Já são dois os eventos de lançamento: o primeiro, internacional no Green Festival (Estoril Portugal) e o segundo na Adventure Fair 2010 ( no Anhembi em SP). Em ambos, distribuindo replicas uma escultura feita com a reutilização de aparas de papel e verniz ecologicamente correto. A obra, chamada “O Abraço” foi criada pelo artista Odilon Cavalcanti com o objetivo de chamar a atenção à importância de se unir a arte e a responsabilidade sócio-ambiental sensível de forma inclusiva e definitiva.

    “O Abraço” é um ícone das inclusões e , nos dois casos, foi impresso com eco fotografias de Malouh Gualberto e de sua equipe, que abordam O Abraço à Natureza e os Traços Portugueses em Matas Brasileiras.

    Malouh e equipe são conhecidos como "Eco lambelambes Digitais" por registrarem assiduamente momentos da natureza nas suas Eco fotografias (fotos do natural in natura) especialmente na Amazônia e Mata Atlântica. Mostram este trabalho em suas exposições Trilhas do Olhar, que itinera em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fundação Florestal e BID.

    O Instituto Foco tem como objetivo a inclusão sócio ambiental na educação para paz através da arte e ação ambiental.

    Faz isto em seus dois programas Eco lambe lambe e Terra da PAZ cultural (veja os sites) O Instituto também aborda questões sociais que elevam a qualidade de vida, sempre estimulando a cultura e integração social inclusiva e sensível. Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Foco visite e apóie suas ações no site: www.ecofotografias.fot.br/institutofoco

    Vale ainda dizer que o Instituto Foco conta com as parcerias engajadas no apoio à sustentabilidade como a Gráfica Mattavelli, que produz "os abracinhos "com aparas de papel certificado FSC, tintas a base de óleo de soja e verniz biodegradável. ; com a Câmera Press, que produz as replicas do Abraço em PS impresso e com os Supermercados Sonda, que avizinham parques e expõem pequenas mostras dos artistas visuais e dos ecofotografos do Eco fotografias – em painéis ou banners do Eco fotografias, em suas frente de seus caixas, estimulando assim, a consciência e conservação do Meio Ambiente, Traça livros, que mantem no ar seus sites de arte e contendo ações sociais, Rotec Eletric que ilumina suas exposições e ações em feiras e eventos culturais, KC Shop que fornece acessórios para equipos fotográficos, entre outros.

    ResponderExcluir
  2. www.ecofotografias.fot.br/institutofoco

    www.ecofotografias.fot.br

    www.terradapaz.org.

    www.artesdatraca.com.br



    vídeos:

    http://www.youtube.com/watch?v=jknnU_hQlco (sobre o Abraço)

    http://www.youtube.com/watch?v=NXeOYFP-1ic

    (sobre as Eco fotografias)

    http://www.youtube.com/watch?v=jLgiAjF6zfo (sobre o trabalho do Instituto Foco em seus dois programas principais: o Social e o Ambiental)


    outras matérias (clipping)


    http://www.orbitas.com.br/orb/index.php?option=com_content&view=article&id=433:o-abraco&catid=23:banner-eventos&Itemid=110


    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/projeto-abraco-incentiva-ecoturismo-600015.shtml

    ResponderExcluir