quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Consumo consciente emagrece!

http://www.akatu.org.br/central/especiais/2010/consumo-consciente-emagrece/image_mini
A reportagem divulgada pelo Instituto Akatu, mostra que metade da população brasileira está acima do peso, um fator importante para isso é o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Praticar o consumo consciente de alimentos implica em:

• programar antes a compra, para não provocar desperdícios;
• ler atentamente rótulos e embalagens, para observar não só preço, marca e data de validade, mas também a composição do alimento;
• optar por alimentos naturais e vindos de perto;
• evitar as gorduras trans;
• preferir alimentos certificados e balancear o carrinho na feira e no supermercado procurando uma alimentação mais saudável e mais sustentável, para o consumidor e sua família.
Além da saúde, essa postura vai beneficiar o seu bolso, a economia do país, a sociedade e o planeta.

A dica também é descobrir a procedência dos produtos oferecidos na hora das compras. Dar preferência aos produtos orgânicos e àqueles que produzidos em locais mais próximos de onde serão consumidos: além de contribuir para o crescimento da economia local, ajuda a reduzir o transporte no deslocamento, que implica menor queima de combustíveis responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa e, portanto, menos impacto no aquecimento global.

Lembrando sempre que o consumo sustentável está ligado a compra do que é necessário, e isso também vale para a nossa alimentação.

Um comentário: