domingo, 26 de setembro de 2010

Toyota está de olho em Plástico Verde


Inauguração de unidade reforça interesse de estrangeiros em tecnologia desenvolvida pela Braskem no Rio Grande do Sul



Na celebração à tecnologia, à engenharia e à matéria-prima brasileiras que marcou a inauguração da unidade de eteno verde da Braskem, ontem à tarde, no polo de Triunfo, o interesse estrangeiro indicou o alcance mundial da novidade. Entre os convidados, estavam dois executivos da Toyota Tsusho, Carlos Buyo, diretor no Brasil, e o gerente-geral do departamento de desenvolvimento de negócios, Shigeki Takai, que veio especialmente do Japão para a solenidade.
hhh
hhhh
Além disso, o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, confirmou que quatro países de diferentes continentes – Américas, Ásia e Europa – manifestaram intenção de construir plantas idênticas à concluída em Triunfo. Essas unidades, detalhou, podem ser abastecidas com etanol brasileiro, que tem a maior produtividade do mundo.hh
hhhhh
hhhhh
Trading ligada ao grupo que inclui a montadora de veículos, a Toyota Tsusho acompanha a evolução da pesquisa em renováveis da Braskem desde o início do desenvolvimento da rota tecnológica que culminou com a produção no Estado. Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de descerrar a placa comemorativa, mencionou a companhia japonesa ao dizer que esperava que um carro ecológico fosse montado com essas matérias-primas.
h
h
– Quando a Toyota fizer o carro, certamente vai pintar de verde – disse o presidente, depois de fazer brincadeira sobre o adjetivo verde usado como sinônimo de ecológico e a cor original da resina, esbranquiçada.
h
h
Conforme Takai, com o polietileno verde que a Braskem já coloca no mercado, é possível avançar pouco na composição de um "carro verde", embora a Toyota Tsusho seja a distribuidora da resina no Japão – um de seus principais destinos. No entanto, o executivo confirmou grande interesse do grupo na próxima etapa do desenvolvimento da química sustentável da Braskem, o polipropileno. Essa resina é usada em parachoques, no revestimento interno e em outras partes dos carros.
h
h
– Em cinco ou 10 anos, os carros da Toyota poderão ser equipados com peças feitas com essa resina verde – estimou Shigeki.
j
k
Uma unidade de propeno à base de etanol, que dá origem ao polipropileno ambicionado pela Toyota Tsusho, está prevista para ser construída, também em Triunfo. Mas os próximos passos da Braskem na química sustentável só devem ser anunciados oficialmente depois da reunião do conselho de administração, em 6 de outubro, avisou Gradin. Para firmar o avanço tecnológico e as novas oportunidades de negócio abertas pelo interesse no processo de produção, a Braskem também vai duplicar o número de pesquisadores da empresa, de 300 para 600, em quatro anos.
j
j
– Será a empresa privada com o maior número de pesquisadores – prometeu o executivo.
por MARTA SFREDO
k
k
A unidade

- R$ 500 milhões foi o investimento na planta de eteno verde
- 200 mil toneladas é a capacidade de produção anual, tanto de eteno, um insumo básico, quanto do produto seguinte, o polietileno, que é vendido aos clientes da companhia
- 75% da produção está contratada
- 85% desse volume foi negociado com clientes estrangeiros
- 15% desse volume foi negociado com clientes brasileiros
- 2,2 mil pessoas trabalharam durante a obra
- 6 meses foi o prazo de conclusão entre o início efetivo dos trabalhos e a conclusão
- 600 dias é o prazo de operação, desde o início da construção até hoje, sem acidentes
k

Nenhum comentário:

Postar um comentário