sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Coleta seletiva no Brasil cresce menos de 10% no período de dois anos


A coleta seletiva no Brasil cresceu apenas 9,3%, nos dois últimos anos. O número de municípios que possuem o sistema de coleta no país, subiu de 405, para 443, entre 2008 e 2010, e somente sete dessas cidades conseguem atender toda a sua população.

Conforme dados divulgados no Ciclosoft 2010 do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), as cidades de Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (em São Paulo), Itabira (MG), Curitiba (PR), Por Alegre (RS) e Goiânia (GO), são as únicas brasileiras que conseguem levar a coleta seletiva a toda a sua população. A pesquisa é divulgada pela entidade a cada dois anos, desde 1994.

O diretor executivo do Cempre, André Vilhena, explicou que a coleta seletiva ainda não faz parte da prioridade dos prefeitos espalhados pelo Brasil, por isso o crescimento é tão baixo. No entanto, ele acredita que com a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resultados podem ser diferentes nos próximos anos.

A lei, aprovada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, no dia dois de agosto, prevê diversas mudanças, entre elas a criação da “logística reversa”, que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a se responsabilizarem pelos resíduos gerados por seus produtos. A norma também obriga os municípios a implantarem a coleta seletiva no prazo máximo de quatro anos.

Atualmente, somente 8% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva e a maior parte deles está nas regiões Sul e Sudeste. Vilhena explica que para tornar esse sistema mais viável, principalmente para municípios pequenos, é preciso fazer consórcio entre eles. Para que a quantidade de material arrecadado adquira valor comercial e gere lucro para as duas cidades.

Os itens recicláveis mais recolhidos no Brasil são as latinhas de alumínio, o papel, o papelão e o plástico. No entanto, a quantidade de materiais contaminados ou que não podem ser reciclados ainda é muito alto no país, chegando a 13,3%. Para que seja possível diminuir esse desperdício é necessário haver uma estrutura adequada no sistema de coleta e triagem, mas tão importante quanto coletar os resíduos, é conscientizar a população sobre o cuidado ideal e a separação dos itens recicláveis.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1104/coleta_seletiva_no_brasil_cresce_menos_de_10_no_periodo_de_dois_anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário