quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fique de olho nos produtos que se dizem "ecológicos"

Bombril Eco é exatamente igual ao produto tradicional

A Bombril tem circulado ações publicitárias que valorizam o caráter ecológico da lã de aço Bom Bril Eco. O produto foi caracterizado como sendo 100% ecológico. Porém, a empresa “esqueceu” de informar que o processo de fabricação e, até mesmo, a essência do produto não tiveram nenhuma mudança.

O blog da revista Galileu, Verdade Inconveniente, resolveu apurar essa história e saber qual era a versão da Bombril, para que esse fato fosse esclarecido. Ao contatar a empresa, o jornalista Felipe Pontes encontrou uma assessoria irredutível em fornecer informações por telefone, e foi obrigado a enviar as perguntas por e-mail.

Sete dias após o envio, as respostas chegaram. Quando a Bombril foi indagada sobre ações feitas para diminuir o impacto ambiental, o retorno foi que os fornecedores são escolhidos dentro da legislação e que eles mantêm a preocupação com ações sustentáveis. A empresa não detalhou quais seriam as atitudes dos fornecedores e o impacto delas na natureza.

As “investigações” foram mais profundas quando a empresa citou que trata os afluentes (ETA), o esgoto (ETE) e utiliza caldeiras industriais movidas a Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que diminui a quantidade de CO² emitida na atmosfera. O três fatores são reais, porém os dois primeiros são exigidos por lei.

Ao findar dos questionamentos, quando foi levantada a questão do produto Eco ser igual ao antigo, a empresa confirmou esse fato. O crescente investimento em sustentabilidade e ecologia foi o motivo pelo qual a Bombril passou a destacar as características “ambientalmente corretas” do produto existente há sessenta anos.

“Isso é uma valorização mercadológica baseada em valores atuais da sociedade. Nada se acrescentou a este produto para ele agora ser chamado de ecológico. No máximo, ele não seria antiecológico” disse o coordenador do curso de gestão ambiental da PUC-SP, Geraldo Borin. A Bombril gastou em média R$ 30 milhões com a publicidade da lã de aço Eco.

Assista à propaganda do Bombril Eco:

http://www.youtube.com/watch?v=9DDCjGWW5qY&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário