terça-feira, 28 de setembro de 2010

O lado nada ecológico de uma roupa qualquer


Cláudia Silveira é uma jornalista brasileira, nascida em Recife, que decidiu ir para Nova York estudar moda. Durante a sua estadia na metrópole americana a jovem aproveita para compartilhar dicas de moda através do siteFashionNYC. Na última semana ela acompanhou duas exposições de moda ecológica que aconteceram na cidade e compartilhou, em seu site, algumas coisas que aprendeu.

Foram sete “lições” relacionadas ao processo de produção e seis ligadas ao consumo. A primeira delas diz respeito à roupa mais comum: a calça jeans. Para fabricar apenas uma calça, é consumida a mesma quantidade de água necessária para suprir o consumo anual de uma pessoa. O algodão também entrou na lista. Por serem confortáveis e duráveis, os tecidos de algodão são os preferidos de muita gente. Mas o que a maioria não sabe é que a produção de algodão é uma das que mais utilizam produtos químicos. Aliás, os produtos químicos são necessários para a fabricação da maior parte dos tecidos.

As peças de couro também são inimigas do meio ambiente, principalmente por necessitar de toneladas de sal para ser amaciado. O poliéster, apesar de não precisar de muita água em sua fabricação, gasta muita energia, e possui uma produção anual altíssima, chegando a 11 milhões de toneladas.

A maioria dos tecidos é reciclável e as indústrias desse segmento são capazes de fazer isso sem gerar nenhum poluente. Entretanto, nem sempre é isso o que acontece. Principalmente com as roupas que foram compradas para uma ocasião especial e, após isso, nunca mais saíram do armário.

A preocupação com o meio ambiente atingiu a indústria da moda em 1960, porém os resultados ainda não são muito expressivos e visíveis. Durante as principais semanas de moda do mundo, o que vemos são algumas poucas e pequenas aparições sustentáveis. Apesar de essa indústria empregar 30 milhões de pessoas, a maior parte delas não consegue nem ao menos sobreviver, vivem praticamente em regime de escravidão.


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/540/o_lado_nada_ecologico_de_uma_roupa_qualquer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário