terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rodovia dos Bandeirantes inaugura trecho de asfalto ecológico


A Rodovia dos Bandeirantes, localizada no estado de São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (10) o primeiro trecho de pista reconstruído de forma ecológica. A pavimentação inclui a utilização de asfalto e pneus reciclados.

A estrada que liga São Paulo ao município de Cordeirópolis teve o trecho entre os quilômetros 85 e 78, no sentido capital, recuperado usando uma mistura de pavimento reciclado com asfalto-borracha. A concessionária CCR AutoBAN, que administra a estrada, informou que a operação reciclou cerca de 450 mil pneus e o equivalente a 36 piscinas olímpicas de asfalto velho.

O asfalto-borracha tem sua estrutura formada por 20% de pneus velhos e, apesar de custar 30% mais caro que o comum, é muito mais resistente, podendo durar até 5,5 vezes mais que os asfaltos tradicionais. Além dos benefícios ambientais, esse tipo de asfalto ecológico é mais aderente, proporcionando mais segurança ao motorista.

Para evitar as emissões geradas pelo transporte do asfalto, desde o local de fabricação até a pavimentação, a AutoBAN utilizou uma “usina móvel”, que fez a reciclagem do asfalto antigo no próprio canteiro de obras da estrada.

A concessionária pretende recuperar ecologicamente, pelo menos, 600 km de pista, até 2011. Para alcançar esse objetivo foram investidos R$ 82 milhões. A Ecovias, que cuida do sistema Anchieta-Imigrantes, também está fazendo uso do asfalto “ecológico” e pretende ampliar cada vez mais seu uso no recapeamento das estradas que levam ao litoral paulista.

A Associação Nacional de Indústria Pneumática (ANIP) possui 469 pontos de coleta de pneus inservíveis espalhados pelo Brasil. Após recolhidos, os pneus são triturados e encaminhados ao reaproveitamento, para servirem de matéria-prima para essas pavimentações e muitas outras coisas.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1037/rodovia_dos_bandeirantes_inaugura_trecho_de_asfalto_ecologico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário