segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Celular: Venenoso



O celular é o ícone da modernidade. Nele, quase tudo pode ser visto, acessado, jogado. Dá até para telefonar! No Brasil, quase todos têm um... que vai ficar obsoleto e - descartado de maneira imprópria - pode se transformar em um vilão poluidor


CARCAÇA

Material - Antes Alumínio, cromo, PVC e retardantes de fogo à base de bromo. Hoje Alumínio, policarbonatos e antimônio (retardante de fogo). Há experimentos para a produção de polímeros biodegradáveis.
Quem fornece - Arábia Saudita e Irã (petróleo, base do PVC e dos policarbonatos), Brasil (alumínio), África do Sul (cromo) e China (antimônio).
Efeitos da produção - A produção de alumínio com base em bauxita, embora seja menos agressiva ao solo, exige um gasto imenso de energia e água. Os plásticos, como o PVC e o policarbonato, são derivados do petróleo, fonte não renovável.
Reciclagem correta - O PVC e os policarbonatos podem ser incinerados para gerar energia desde que com a devida neutralização dos gases tóxicos. Outra opção é derretê-los e transformá-los em plástico reciclado, usado em produtos de menor valor. O alumínio também é facilmente reaproveitado.
Falsa reciclagem - O derretimento de carcaças com retardantes à base de bromo sem tratamento dos gases libera dioxinas. Essas substâncias se espalham pela atmosfera e causam graves problemas de saúde em humanos e animais.
Caiu no lixão - Materiais de decomposição lenta, como o PVC, podem ficar mais de 200 anos na natureza e ocupam espaço, por serem rígidos. Em caso de incineração, as carcaças liberam dioxinas.

BATERIA
Material - Antes Liga de níquel-cádmio, grafite e potássio. Hoje Íon-lítio (à base de lítio, cobalto e grafite) ou hidreto metálico de níquel (à base de potássio, níquel e grafite).
Quem fornece - Rússia (níquel), Bolívia (lítio), República Democrática do Congo (cobalto), Coreia do Sul (cádmio), China e Brasil (grafite) e Canadá (potássio).
Efeitos da produção - O níquel e o cobalto são obtidos da mineração, atividade de impacto no solo e de emissão de CO2. As maiores reservas de lítio estão na Bolívia.
Reciclagem correta - As baterias possuem cobalto, níquel e ferro, que podem ser reaproveitados.
Falsa reciclagem - Se a cartolina e o papelão são facilmente recolhidos para a reciclagem, as embalagens plásticas acabam no lixão. De reciclagem mais cara, elas são menos valorizadas no mercado informal de coleta.
Caiu no lixão - O cádmio é um metal pesado e pode contaminar a água e o solo.

TELA LCD
Material - Vidro, óxido de índio-estanho ou óxido de zinco e polímero de cristal líquido.
Quem fornece - Canadá (índio) e China (zinco e estanho).
Efeitos da produção - O índio é um mineral raro em forma pura e em geral é obtido da extração de outros minérios, como o zinco. Ou seja, além do impacto da mineração, ainda há um grande gasto de energia na eletrólise para separar o minério.
Reciclagem correta - O visor de vidro é reaproveitado. Mas a recuperação dos metais especiais, como o índio, ainda é considerada muito cara e ocorre apenas em testes.
Falsa reciclagem - Caso o backlight (sistema de iluminação) dos aparelhos antigos seja quebrado, pode haver a liberação de vapor de mercúrio. A quantia é mínima, se comparada a um monitor de TV.
Caiu no lixão - A incineração de uma tela LCD pode levar à transformação dos polímeros em gases poluentes e cancerígenos.

TECLADO
Material - Antes Plásticos diversos, silicone emborrachado e prata (contatos). Hoje Mesmo material da carcaça, silicone emborrachado, prata (contatos) ou não existem (touchscreen, tela sensível ao toque).
Quem fornece - Idem ao material usado na carcaça, México e Peru (prata) e diversos países (sílica).
Efeitos da produção - Os botões com o mesmo material da carcaça encobrem o tradicional teclado de silicone emborrachado. Ou seja: mais material está sendo usado. A tela sensível ao toque dispensa o uso de silicone e plástico, materiais mais difíceis de reutilizar ou reciclar que o vidro.
Reciclagem correta - A mistura de materiais faz com que os botões geralmente tenham o mesmo destino da carcaça: derretimento ou incineração para produção de energia. Os contatos, que ficam sob o teclado, são de prata e podem ser recuperados.
Falsa reciclagem - Aproveitam-se somente os contatos de prata, mas descarta-se o material restante.
Caiu no lixão - Decomposição lenta. Modelos velhos liberam toxinas ao ser queimados.

CIRCUITO IMPRESSO

Material - Antes Cobre, ouro, prata, paládio, níquel, estanho, bromo, chumbo, mercúrio, plásticos, fibra de vidro, epóxi e cerâmica. Hoje Uso restrito de chumbo e mercúrio ou bismuto, índio e germânio, entre outros.
Quem fornece - China (bismuto), África do Sul (ouro e cromo), Rússia (paládio) e Austrália (chumbo).
Efeitos da produção - Metais, como ouro e paládio, são raros. A extração é poluente e pouco produtiva. Para produzir uma tonelada de ouro, são geradas ao menos 10 mil toneladas de CO2.
Reciclagem correta - Os metais nobres, como ouro e prata, e comuns, como cobre e estanho, são reaproveitados. A base de epóxi é usada como combustível para a caldeira em que os metais são fundidos.
Falsa reciclagem - Na separação do ouro, há a liberação de mercúrio, altamente tóxico. Os resíduos não são tratados e podem contaminar rios, o solo e a atmosfera. Além disso, a desmontagem inadequada pode levar ao desperdício de materiais raros, misturados a outros mais comuns.
Caiu no lixão - Há a contaminação do solo e da água por chumbo e mercúrio liberados das soldas dos equipamentos.

CABOS E FIOS

Material - Antes PVC, retardantes de fogo à base de bromo (capa), cobre (fios) e cobre com berílio (conectores para cabos externos). Hoje Polietileno e poliamida (capa), antimônio (retardante de chamas) e cobre (fios)
Quem fornece - Chile (cobre) e Brasil (berílio).
Efeitos da produção - A mineração do cobre, a céu aberto, devasta grandes áreas. A produção de PVC libera resíduos de cloro altamente poluentes. Como o custo e o desempenho dos materiais alternativos ainda deixam a desejar, a substituição é lenta.
Reciclagem correta - O principal ganho é o reaproveitamento do cobre dos fios.
Falsa reciclagem - Queimar fios para obter o cobre libera dioxinas e ácido clorídrico. O berílio dos conectores, se inalado, ataca os pulmões. E o antimônio irrita a pele e o sistema digestório.
Caiu no lixão - Os efeitos são os mesmos ocorridos com o descarte das carcaças.
Fontes - Anatel, Banco Mundial, Nokia, Sony Ericsson, Worldwatch Institute, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Convenção de Basileia - MPPI (Iniciativa de Parceria para Telefones Móveis).

NA RECICLAGEM, UM TESOURO

• De acordo com o relatório From Waste to Resources, do Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep), 1 tonelada de celulares sem as baterias rende 3,5 quilos de prata, 340 gramas de ouro,140 gramas de paládio e 130 quilos de cobre.
• No 1,2 bilhão de celulares vendidos no mundo em 2007 foram usadas 300 toneladas de prata; 29 toneladas de ouro; 11 toneladas de paládio; 11.000 toneladas de cobre. Nas baterias de lítio (20 gramas), foram usadas 4.500 toneladas de cobalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário