sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Consumo de energia per capita em 2009 foi o segundo maior da história



Em 2009, o consumo de energia per capita alcançou 48,3 gigajoules por habitante (GJ/hab), de acordo com o estudo Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este foi o segundo maior índice desde o início da série histórica, em 1992, perdendo apenas para o ano de 2008, quando o indicador alcançou o patamar de 50 GJ/hab. O consumo de energia per capita costuma ser associado ao grau de desenvolvimento de um país.

Segundo o IDS, 52,8% da energia brasileira provêm de fontes não-renováveis. Petróleo e derivados são responsáveis por 37,8% da energia produzida; o gás natural representa 8,7%; carvão mineral e derivados equivalem a 4,8% e urânio e derivados correspondem a 1,4%. “A dependência de fontes de energia não renováveis pode ser considerada insustentável a longo prazo”, destaca o documento do IBGE.

Em 2009, 47,2% da energia foi fruto de fontes renováveis, número menor que o apurado em 1992 (47,6%), início da série histórica. Energia hidráulica e eletricidade, lenha e carvão vegetal e derivados da cana-de-açúcar são exemplos de fontes renováveis.

O estudo divulgado pelo IBGE destaca que a utilização de fontes renováveis de energia também implica em impactos ao meio ambiente, tais como a inundação de áreas, derrubada de vegetação nativa e ampliação de áreas agrícolas.“Portanto, em termos de proteção ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações, o aumento da eficiência no uso e a mudança nos padrões do consumo de energia são fundamentais, sendo tão ou mais importantes que a utilização de fontes renováveis de energia”, destaca o estudo.

Fonte:http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/09/consumo-de-energia-capita-em-2009-foi-o-segundo-maior-da-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário