sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ISO 26000 - Responsabilidade Social é aprovado após oito anos


Foram oito anos de reuniões e discussões até que fosse definido o resultado final da norma International Organization for Standardization (ISO) 26000. O conteúdo, aprovado neste mês, apresenta diversas diretrizes de Responsabilidade Social.

A elaboração das normas apresentadas no ISO 26000 contou com a participação de consumidores, governos, ONGs, representantes dos setores industriais e de serviços, entre outros. Desde o início das discussões ficou estabelecido que a norma serviria para fornecer diretrizes, sem ser um novo tipo de certificação.

Até que a comissão chegasse a um texto final, foi necessário contar com a participação de 450 especialistas, de 99 países associados à ISO, e 210 observadores. Mesmo assim, o texto não teve aprovação unânime. EUA, Cuba, Índia, Luxemburgo e Turquia, fazem parte do grupo dos países que foram contra o conteúdo. Todos os outros países membros do ISO, que são mais de 160, concordaram com as normas.

Diferente de outras normas criadas pela organização mundial, o ISO 26000 não é destinado exclusivamente às empresas, mas abrange também, ONGs, governo e as mais diversas instituições. Por não ser considerada certificação e não ser obrigatória é essencial incentivar essas organizações a aderirem às normas de responsabilidade social.

O ISO 26000 traz diversos temas divido em sete grandes eixos: direitos humanos, envolvimento comunitário e desenvolvimento, governança organizacional, meio ambiente, práticas leais de operação, e de trabalho e questão dos consumidores. Outros assuntos contidos na publicação dizem respeito às mudanças climáticas e combate à corrupção.

Eduardo São Thiago, co-secretário do Grupo de Trabalho Internacional de ISO 26000, explicou que inicialmente a norma será comercializada, mas que isso pode mudar, caso apareça algum patrocínio. Além disso, elas serão atualizadas a cada três anos, como acontece com as outras certificações da organização.

Por não existir auditoria obrigatória para as regras de responsabilidade social, é imprescindível o empenho da população cobrando atitudes. As instituições que aderirem a essas normas poderão divulgar os seus resultados através relatórios de sustentabilidade.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1074/iso_26000_responsabilidade_social_e_aprovado_apos_oito_anos/

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