quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Casa Sustentável



Uma obra racional, construída por operários capacitados e feita com materiais de fornecedores selecionados por respeitarem os direitos trabalhistas e o meio ambiente. Como resultado, uma casa popular sustentável.

Essas são as premissas do projeto Minha Casa, desenvolvido pela cimenteira Holcim com os arquitetos Osvaldo Luiz de Souza e Alice Brasileiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A dupla elaborou três tipos de planta: 46 m², 47 m² (ambas expansíveis para 64 m² e 65 m², respectivamente) e 68 m² (opção para pessoas com problemas de mobilidade).

As medidas levam em conta o melhor aproveitamento do sistema construtivo escolhido, a alvenaria estrutural. "Não podemos admitir uma casa popular caindo aos pedaços antes de o morador terminar de pagar. Tecnologia é fundamental", afirma Osvaldo. Estimado em R$ 1 000 por m², o custo inclui material, frete, mão de obra e uma fundação radier (indicada para lotes planos). A casa será comercializada (por ora, só na região Sudeste) em lojas de materiais de construção, que poderão criar linhas próprias de financiamento. Duas já estão credenciadas pela Holcim: a Colodetti, em Cariacica, ES, e a Revenda São Clemente, em Nova Friburgo, RJ. A obra fica a cargo de construtoras parceiras do projeto.

O QUE TORNA ESSA CASA SUSTENTÁVEL
• Todo o material para construí-la cabe em três viagens de caminhão.
• A obra gera o mínimo de entulho.
• As aberturas priorizam a iluminação natural e a ventilação cruzada.
• A casa pode receber itens opcionais, como aquecimento solar e um sistema para captar água de chuva.
• Emprega materiais como madeira certificada no telhado, telhas de fibra vegetal, concreto intertravado no piso externo e vaso sanitário com caixa acoplada no banheiro.
• A cozinha tem um duto para recolher o óleo usado. Na área de serviço há espaço para a coleta seletiva de lixo.
• Se as dimensões do terreno não permitirem a implantação mais adequada com relação à orientação solar, o morador receberá dicas para atenuar a insolação com soluções de paisagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário