domingo, 26 de setembro de 2010

Gestão ambiental é adotada por 71% das empresas


A Confederação Nacional da Indústria divulgou um levantamento que mostra que 71% das empresas do Brasil adotam procedimentos relacionados à gestão ambiental. A redução nos gastos com água e energia elétrica é item certo na lista de medidas das empresas.

O percentual de pequenas empresas que aderem às ações é de apenas 61%, enquanto 94,9% das grandes empresas incorporam asa medidas de gestão ambiental em suas rotinas. A maior parte delas conta com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que envolve certificação internacional.

Dentro do SGA, a redução na geração de resíduos é a medida campeã, presente em 80,1% das empresas. Em segundo lugar vem o uso eficiente de energia, com adesão de 69,5% das empresas, na sequência vem redução no consumo de água (58,3%), uso de resíduos como matéria-prima ou insumo (45,9%) e a reutilização de água (43,6%).

Mesmo com muitas práticas empresariais para reduzir diversos tipos de consumo, a pesquisa mostrou que ainda é baixa a procura por medidas que visam à proteção da fauna e flora. Somente 36% das empresas investem em cuidados com as áreas de preservação. Menor ainda é o investimento na produção de biodiversidade, que atingiu somente 6,9% das organizações.

O levantamento mostrou que as exigências legais e a preocupação com a marca, foram os principais motivadores para que as empresas adotassem o SGA. “Esse fato demonstra que há uma clara preocupação das empresas quanto ao que consumidores, acionistas, mídia e concorrentes percebem da empresa com relação às questões ambientais", afirma o relatório da CNI.

A quantidade de empresas interessadas em investir em causas ambientais cresceu 2,1% em 2010, em relação a 2009. O relatório também mostrou que se houvesse mais incentivos fiscais, acesso a crédito de fundos ambientais e pagamento por programas de conservação, as empresas seriam impulsionadas a investir nessa área.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1131/gestao_ambiental_e_adotada_por_71_das_empresas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário