terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dicas simples para uma vida sustentável


Viver de forma sustentável não é algo sobrenatural, pelo contrário, através de pequenas coisas podemos demonstrar a nossa preocupação com o futuro. Seguem algumas dicas de como transformar atividades rotineiras em práticas sustentáveis. A maioria delas nós ouvimos bastante, mas poucas vezes as colocamos em prática.

Vamos começar com as garrafinhas de água. O ideal é deixarmos de comprar uma garrafa a cada vez que tivermos sede. Além de ser muito mais econômico, optar por squeezes ou reutilizar as garrafas, faz muita diferença para o meio ambiente. Essa simples atitude evita um enorme descarte, desnecessário, de plástico.

Os cuidados que podemos ter em nossas casas são constantemente lembrados na mídia e cobrados por nossos familiares. Não é muito difícil economizar água e energia elétrica durante as nossas atividades diárias. Basta fechar a torneira enquanto escovar os dentes, reduzir alguns minutos do banho, não deixar lâmpadas acesas sem necessidade, desligar computadores e eletrodomésticos quando eles não estiverem em uso, entre outras coisas. Atitudes simples que muitas vezes a nossa falta de atenção não nos deixa enxergar.

O consumismo tão incentivado pelas propagandas é outro grande vilão. Ser sustentável nesse caso, não precisa significar que estamos proibidos de fazer compras. Mas, podemos optar por produtos mais duráveis, verificar a procedência e saber se é ecológico e quais serão os impactos ocasionados pelo seu descarte. A partir de algumas dessas análises, os benefícios não serão sentidos somente no meio ambiente, mas principalmente no bolso.

A lista de aspectos analisados para a escolha do automóvel ideal pode ter um item acrescentado. A preocupação com a emissão de poluentes deve ser considerada. O mercado oferece uma diversidade imensa de carros, portanto não é difícil encontrar um modelo mais “ecológico” que agrade também em outros sentidos. Carros com motores Flex são um bom começo, o etanol polui menos que a gasolina.

Manter laços saudáveis com a vizinhança e oferecer caronas aos amigos, também são ótimas formas de praticar a sustentabilidade, em pequenos aspectos da nossa rotina. Essas coisas são muito simples de serem praticadas, basta atentarmos a elas e nos esforçar um pouquinho para fazermos diferença no futuro do planeta.


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/694/dicas_simples_para_uma_vida_sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário