quarta-feira, 15 de setembro de 2010

9 dicas para trabalhar de forma sustentável


No dia a dia do trabalho, muitas vezes é complicado conciliar praticidade com sustentabilidade. Porém, existem pequenas atitudes, que fazem muita diferença para o meio ambiente. Veja abaixo algumas delas.

1. Economize papel. No trabalho, cada funcionário consome, em média, 80 quilos de papel por ano. Na França, um trabalhador imprime em média 35 páginas por dia. O pior: cerca de 24% dessas folhas vão direto para o lixo e nunca mais são utilizadas.

Pense duas vezes antes de imprimir. Caso seja apenas um número de telefone ou um pequeno mapa, não precisa imprimir, apenas copie em um caderno. Outra alternativa é juntar vários textos em um mesmo documento, evitando imprimir várias páginas com espaço em branco.

Caso não disponha de um serviço de coleta seletiva, você ainda pode utilizar o papel para outras coisas, como proteger materiais frágeis. Também é importante ter a consciência de que o cartucho de tinta contém produtos nocivos ao meio ambiente, como o chumbo, por exemplo.

2. Apague a luz. Uma hora com a luz acesa equivale a um gasto entre 50 e 100 kWh. Além de apagar a luz, o ideal é que as empresas trabalhem sempre com lâmpadas fluorescentes, e se possível, instalem detectores de presença. O ideal é que o escritório seja projetado de forma que o permita aproveitar ao máximo a iluminação natural.

3. Evite copos descartáveis. Uma empresa com 200 pessoas utiliza mais de 60.000 copos descartáveis por ano. Só no Reino Unido, são consumidos cinco milhares desses copos a cada ano. Cada um demora mais de 100 anos para decompor na natureza e, geralmente, não são reciclados. A solução é preferir usar copos individuais e reduzir o uso dos descartáveis.

4. Utilize o ar condicionado moderadamente. Nem sempre é necessário o uso do aparelho, que gasta muita energia. Dê preferência para o ventilador, que gasta pouca energia. Abra as janelas e permita o ar circular.

5. Evite viagens desnecessárias. Avalie se realmente é necessário você viajar centenas de quilômetros para encontrar-se fisicamente com alguém. Uma reunião por telefone, ou uma videoconferência pode ser o suficiente para que se comunicar com seus colegas. Aproveite os avanços tecnológicos, além de mais ecológico você acaba ganhando tempo.

6. Procure se locomover de bicicleta, a pé ou de transporte público. Ao pegar um ônibus, você emite três vezes menos CO2 do que em um carro. Mas se ainda assim você quiser utilizar o carro, ao menos procure dar caronas e dividir o carro com mais alguém.

7. Recicle os cartuchos de tinta. Na França são utilizados mais de 40 milhões de cartuchos de impressora todos os anos. Somente 15% são reciclados, gerando 60.000 toneladas de resíduos não degradáveis. A taxa de cartuchos reciclados corresponde apenas a 55% nos EUA e a 35% na Alemanha. Há diversos lugares que se propõem a vender e reciclar cartuchos de tinta, basta procurar por alguns deles.

8. Utilize materiais ecológicos. Tudo bem, nem sempre pedem a sua opinião na hora de comprar materiais, mas sempre que possível você pode sugerir ao seu superior escolher por alguns produtos mais ecológicos. É possível encontrar camisetas feitas de garrafa PET, materiais de escritório reciclados e diversos outros objetos ecologicamente corretos.

9. Dê o exemplo. Se você é chefe, mostre aos seus funcionários como fazer a diferença. Se você é funcionário, nada te impede de também dar o exemplo e tomar atitudes sustentáveis.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1052/9_dicas_para_trabalhar_de_forma_sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário