quinta-feira, 23 de setembro de 2010

População de Curitiba preserva área ambiental em troca de desconto no IPTU


A cidade de Curitiba tem em sua região metropolitana um projeto chamado Condomínio da Biodiversidade, que é responsável pela preservação de 17 km2 de área verde. O projeto oferece desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em troca de proteção ambiental.

Iniciado em 2000, o projeto completou dez anos com a adesão de 51 propriedades particulares, que juntas equivalem a uma área de 2.300 campos de futebol. Cada propriedade é analisada individualmente, para que o desconto do IPTU seja analisado de forma proporcional à área preservada. Em alguns locais, os proprietários conseguem isenção total do imposto.

A araucária, árvore do gênero das coníferas e símbolo da cidade de Curitiba, é presença constante nessas áreas protegidas. Além delas, as áreas conservam bosques, nascentes de água e diversas espécies animais.

A expectativa das ONGs envolvidas com o projeto, Mater Natura e SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem), é de que até o próximo ano o número de propriedades cadastradas chegue a 300. Com o apoio da prefeitura, as duas ONGs visitam os terrenos e fazem contato com os proprietários para apresentar o projeto e buscar mais adesões.

O Condomínio da Biodiversidade é muito importante para manter o corredor da biodiversidade, já que parte dos territórios participantes faz divisa com parques e matas nativas da região. Além disso, o projeto consegue diminuir um pouco do impacto das construções nas grandes cidades e impedir que elas se “proliferem” ainda mais.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1059/populacao_de_curitiba_preserva_area_ambiental_em_troca_de_desconto_no_iptu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário