quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Órgãos públicos do Rio são incentivados a reciclar óleo vegetal


O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) chegou aos órgãos públicos sediados no centro da cidade do Rio de Janeiro. Criado em 2007, pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), o programa terá recipientes, ideais para o descarte, instalados em locais de fácil acesso aos funcionários públicos.

O Prove faz parte de um investimento do estado do Rio de Janeiro em pesquisas, que tem como objetivo utilizar o óleo vegetal para a produção de biocombustíveis. Além de impedir que o óleo seja descartado inadequadamente e contamine milhões de litros de água, ou acabe comprometendo tubulações, o programa proporciona a diminuição de gastos e a produção de um combustível menos agressivo ao meio ambiente.

As bombonas, como são chamados os tambores destinados à coleta, serão instalados na Praça Mauá, localizada no centro da capital fluminense. Essa etapa de expansão do Prove contará com o apoio direto do Ministério da Agricultura, do Instituto Nacional de Tecnologia, da Receita Federal e da Fundação Nacional de Saúde.

A participação no projeto não é restrita aos órgãos e funcionários públicos, mas está aberta a toda a comunidade e comércio da região, que será incentivado a destinar corretamente todo o óleo de cozinha que deixou de ser utilizado.

O programa carioca de coleta conta com o apoio de 40 cooperativas de catadores de papelão e outros recicláveis, que também recolhem o óleo vegetal nos estabelecimentos cadastrados. A cada litro de óleo recolhido a cooperativa recebe um real.

Conforme informação divulgada pela Secretaria de Estado do Ambiente, estima-se que sejam recolhidos anualmente, cerca de 4,5 milhões de óleo vegetal, através do Prove.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1060/orgaos_publicos_do_rio_sao_incentivados_a_reciclar_oleo_vegetal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário