quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro


Refletir sobre a poluição do meio ambiente e encontrar maneiras alternativas de se locomover pelas grandes cidades, foram os itens determinantes para a criação do Dia Mundial sem Carro, que teve início em 1998, na França e, desde então, tem se espalhado pelo mundo.

O CO2, gás liberado pela queima dos combustíveis fósseis, é um dos elementos que cooperam para o aumento do efeito estufa. Quando liberado em grande quantidade, como acontece atualmente, esse gás também pode causar doenças respiratórias e irritabilidade.

A poluição nas grandes cidades é causada principalmente pelos automóveis e pela indústria. Por isso, o Dia Mundial sem Carro, incentiva o uso dos transportes públicos ou meios alternativos de locomoção, como a bicicleta, por exemplo. No Brasil, a manifestação do dia 22 de setembro, passou a ser comemorada em 2001, três anos após a sua criação.

Cerca de cem cidades brasileiras aderiram à ação, entre elas, algumas das principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, entre outras.

Para incentivar os moradores a deixarem seus carros na garagem e optarem pelo transporte público, a São Paulo Transporte S.A aumentou o horário de pico da circulação dos ônibus, tanto do período da manhã, quanto da tarde. No Rio de Janeiro, a prefeitura estipulou uma série de ruas nas zonas Sul, Norte e Oeste, que permanecerão com a velocidade limite reduzida para 30 km/h, durante todo o dia. A medida tem como objetivo oferecer maior segurança aos ciclistas que trafegarem por essas ruas. Além disso, está proibido estacionar os carros nas principais ruas do centro da cidade.

Apesar das medidas de incentivo ao uso de transportes alternativos, essa é uma realidade ainda um pouco distante das principais metrópoles brasileiras. Apesar do esforço de diversos governantes, o transporte público ainda precisa melhorar muito nas grandes cidades. Outro fator estrutural bastante importante é a instalação de ciclovias e bicicletários, espalhados pela cidade.

Aproveitando o momento oportuno, de deixar o carro de lado e pegar a bicicleta, a cidade de Curitiba está inaugurando a sua primeira ciclofaixa, instaurada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, com 4 km de comprimento. O Rio de Janeiro, que já possui 165 km de ciclovias, ganhará mais 35 km, até janeiro de 2011, segundo divulgação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1101/especial_dia_mundial_sem_carro/

Um comentário:

  1. Hoje é um dia que assim como outros 22 de setembro, é um marco histórico, pois esse projeto visa diminuir drásticamente ao longo do tempo o excesso de carros e consequentemente a poluição desenfreadae. Para ganhar uma "ajudinha", em SP, foram desenvolvidos projetos a fim de favorecer essa diminuição, como um exemplo disso, temos a Ciclofaixa de lazer e a Ciclovia na Marginal Pinheiros de criação e implementação, respectivamente, de Walter Feldman.

    Convido-lhes a visitarem esses e outros projetos que só vêm para acrescentar e fazer do nosso mundo, um lugar melhor para se viver e conviver.

    http://bit.ly/aOJzBZ

    ResponderExcluir