sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CasaCor Brasília 2010 traz Loft Sustentável


A arquiteta Beta Pollis, que participa da CasaCor Brasília 2010, projetou um ambiente totalmente trabalhado no contexto ecologicamente correto, o Loft Sustentável.

O tema da mostra é “Sua casa mais feliz e sustentável”. Nesse sentido, a arquiteta projetou os 130 m² de seu ambiente com base nas mais modernas técnicas de utilização de materiais de baixo impacto para o meio ambiente e sistemas construtivos racionais.

Beta Pollis preocupou-se em elaborar um ambiente sofisticado, com toques de requinte e luxo. Desmistificando a ligação do “ser sustentável” com a idéia de simplicidade.

O projeto foi idealizado para um casal adulto, sofisticado, que gosta de arte, elegeu a bicicleta como meio de transporte, cultiva sua própria horta, mas não abre mão de toda a tecnologia, o conforto e a sofisticação disponíveis para uma vida mais sustentável.

A automação é ponto chave do projeto, e contempla a irrigação da horta e do telhado verde com controle de umidade do solo e a dimerização da iluminação através de sensores de insolação.

A reutilização de águas pluviais também estará demonstrada com um filtro ligado à calha, de onde a água será encaminhada para um reservatório de armazenagem. O lixo orgânico será coletado separadamente e transformado em adubo para horta.

No telhado verde e na horta a arquiteta apresenta uma nova tecnologia japonesa em que, com um substrato de apenas 10cm, podemos cultivar não só hortaliças, mas alguns legumes, puros, frescos, plantados e colhidos com as nossas próprias mãos.

O mobiliário contempla grandes nomes do design nacional como Sérgio Rodrigues, Carlos Mota e Arthur de Mattos Casas, além do reuso de mobiliário de décadas passadas, com madeiras já extintas.

O piso da oficina é um cimentício, que usa entulho na sua composição, mas que de alternativo só tem o nome. Já o piso do escritório é em manta de PVC, cuja empresa tem o selo Sustentax.

Também foram utilizados o deck externo de bambu e piso drenante, que permite a permeabilidade do solo. Madeiras de pinus de reflorestamento fazem parte da estrutura e de detalhes do projeto.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1075/casacor_brasilia_2010_contara_com_loft_sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário