sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“Bicicleta ainda é vista no país como um veículo de 2ª categoria”, afirma especialista


A bicicleta, meio de transporte individual, verde e praticamente nulo em emissões de poluentes, ainda não é muito valorizada no Brasil. A afirmação é de Ronaldo Ballasian, especialista em mobilidade urbana, que participou da palestra “Caos inexorável do trânsito ou momento de mudanças?”, ministrada na FAAP, na última semana.

“Bicicleta ainda é vista no País como um veículo de 2ª categoria”, afirma Ronaldo. Apesar do crescente número de adeptos e dos benefícios que geram para o meio ambiente e para a população, as bikes não parecem ganhar muita atenção dos gestores públicos.

Em pleno ano eleitoral, quase nenhum político debate sobre esse meio de transporte, excluído dos discursos partidários. "Ninguém demonstra compromisso ou interesse pela questão, nem mesmo os verdes, mais engajados com a causa ambiental", diz especialista. Segundo ele, a ”bicicleta não tem graça politicamente”.

Convencer um brasileiro a utilizar a bicicleta como principal meio de transporte, não é tarefa simples. Os ciclistas, que não tem faixas exclusivas, se arriscam em vias lotadas carros, ônibus e motocicletas.

Ronaldo defende a criação de ciclovias, mas diz que é necessário mais do que isso. Para ele, também é necessário criar pontos de abrigos para guardar bikes e fiscalizar e manter as redes de ciclovia – onde ocorrem muitos assaltos. "Se até as olimpíadas de 2016, essas medidas forem tomadas, será possível dobrar a participação da bicicleta na divisão modal de transportes, que atualmente representa apenas 3%", afirma.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1125/bicicleta_ainda_e_vista_no_pais_como_um_veiculo_de_2_categoria_afirma_especialista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário