terça-feira, 2 de novembro de 2010

Construção Verde

IPT traz novas técnicas para desenvolver 'cimento' feito de entulho e cinzas

Após o retorno de um de seus pesquisadores da Alemanha, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo inicia uma nova fase de um estudo para produzir um substituto de cimento usando resíduos da construção civil e cinzas descartadas de termoelétricas a carvão, o IPT informou em comunicado.

O assistente de pesquisa Mário Sérgio Guilge, realizou um estágio de oito meses na Universidade Martin-Luther, em Halle, na Alemanha, para aprender técnicas como difração de raios-X e de análises térmicas para investigar o uso de resíduos de construção e demolição.

“A intenção é transformar estes materiais de baixo valor agregado em um cimento especial, para aplicações que não demandem elevada resistência mecânica”, salientou o pesquisador.

O estudo, realizado entre dezembro de 2009 e agosto de 2010, preencheu uma demanda do laboratório para a ampliação da capacitação para acelerar a pesquisa.

A partir do estágio, a expectativa é de que as pesquisas do IPT sobre a aplicabilidade de resíduos incluam a análise quantitativa das diversas fases minerais de seus constituintes para o desenvolvimento de aglomerantes de baixo impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário