segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estudo classifica empresas com melhores relatórios de sustentabilidade


Classificação dos dez melhores relatórios de sustentabilidade. (Gráfico retirado do relatório Rumo à Credibilidade)

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) lançou na última quinta-feira (28) o segundo estudo Rumo à Credibilidade. A publicação tem como objetivo analisar os relatórios de sustentabilidade lançados pelas empresas e assim apoiar e encorajar novas práticas.

A edição anterior havia sido lançada em 2008 e dois anos depois, o relatório é lançado com o dobro de empresas analisadas. Além de estudar a eficiência e veracidade das propostas empresariais no quesito sustentabilidade, o relatório serviu para comprovar que muitos empresários estão preocupados e adotaram propostas mais sustentáveis para suas corporações.

A publicação foi criada para incentivar outras empresas a embarcarem nesta causa, buscando contribuis para um mundo mais sustentável. A avaliação contemplava 29 critérios, divididos em quatro categorias: Governança e Estratégia, Gestão, Apresentação do Desempenho e Acessibilidade e Verificação.

O ranking com as dez empresas melhores qualificadas inclui o setor energético, de saneamento, de cosméticos, de mineração, financeiro, entre outros. O destaque do ano ficou por conta da Natura, que atingiu pontuação 65%. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), que ficou com a segundo colocação, obteve 51%. Entre outros destaques na lista estavam a Vale (mineração) e o Itaú (financeiro).

Da mesma forma que existem as empresas que se destacaram e melhoraram suas metas em relação à última avaliação, também existem as que decepcionaram. Este foi o caso do Banco Real, que havia aparecido em quinto lugar da edição anterior, porém após a fusão com o banco espanhol Santander, teve mudanças em seus projetos e agora não apareceu na shortlist.

“Quatro critérios examinaram até que ponto os leitores podem confiar nas informações publicadas”, assim que a FBDS caracteriza o sistema de avaliação usado para a elaboração do relatório. A pesquisa identifica as boas práticas que podem melhorar, tendo como exemplo empresas brasileiras e estrangeiras.

A fundação finaliza o relatório com sete dicas às empresas que querem melhorar seus relatórios de sustentabilidade: Cultivar visão e ambição; Conhecer os principais problemas; Considerar os investidores e reforçar o business case; Contemplar toda a cadeia de valor; Integrar relatórios; Usar metas e demonstrar aprendizado e adaptação, Ter uma atitude ativa em relação ao clima; Adotar verificação e ser criativo.

Clique aqui para fazer o download do relatório na íntegra.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1407/estudo_classifica_empresas_com_melhores_relatorios_de_sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário