quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Moradores de São Francisco, EUA, dão exemplo de vida sustentável


São Francisco é a quarta maior cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, com mais de 800 mil habitantes. Porém, o tamanho e sua imensa densidade demográfica não a impediram de ser bastante sustentável.

Além dos diversos pontos turísticos, famosas ladeiras, universidades e parques, os visitantes também são atraídos pelos ideais de sustentabilidade que norteiam lojas e costumes por toda a cidade. Em São Francisco o governo e a população estão bastante envolvidos em transformar a cidade em um lugar melhor para se viver.

Os restaurantes, bares e cafés preferem ingredientes frescos, orgânicos e regionais. Os hotéis também estão constantemente buscando alternativas que os tornam mais ecologicamente corretos.

A população é profundamente envolvida nesses ideais. Mais da metade dos habitantes se locomove diariamente através de transporte público. A reciclagem é obrigatória por lei e existem 125 mil vagas de empregos “verdes” na cidade. Não foi sem motivos que São Francisco foi escolhida como a cidade que menos desperdiça dos Estados Unidos, já que seus habitantes costumam desligar as luzes quando não utilizam os cômodos e boa parte dos táxis são carros híbridos ou alimentados por biocombustíveis.

Um dos principais pontos turísticos, a Academia de Ciências da Califórnia, atrai anualmente 1,6 milhões de visitantes, vindos de todas as partes do mundo. A sua estrutura foi planejada para utilizar energia solar e reduzir a quantidade de resíduos produzidos. O teto “vivo” da construção abriga 1,7 milhão de espécies nativas da região. Por causa dessas plantas o interior do prédio é mais arejado e fresco. Além disso, essas plantas cooperam com a absorção do gás carbônico e captação da água das chuvas.

A famosa Farmers Market é o ponto escolhido por aqueles que querem uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. A feira reúne barraquinhas com produtos orgânicos, queijos, pães, frutas e até alguns restaurantes vendem seus pratos na feirinha.

Um dos pontos valorizados pelos chefes de cozinha locais é a preferência por produtos da região, que podem ter sua procedência apurada. Além disso, eles exaltam o fato de que grande parte dos moradores locais apreciam culinária, são informados e valorizam os produtos da época.

Mesmo nos bairros mais movimentados, como a frenética Chinatown, existem pontos que se destacam em meio à loucura de uma cidade grande. É o caso de casas de chás ou de vinhos, que fazem questão de optar pelos produtos com qualidade, procedência conhecida e advindos da região.

A cidade apostou na sustentabilidade e isso movimentou diversas áreas, como turismo, economia e qualidade de vida. O resultado do investimento foi extremamente positivo para todos os setores da cidade.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1350/moradores_de_sao_francisco_eua_dao_exemplo_de_vida_sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário